Absorventes ecológicos: sem perrengue "naqueles dias" e de bem com o meio ambiente 🩸💁🏻‍♀️

24/10/2022

Estar ‘naqueles dias’ 🩸​  não é fácil… Mas uma alternativa pra enfrentar o ciclo menstrual de maneira leve, são os absorventes reutilizáveis, feitos de pano, conhecidos como ‘absorventes ecológicos’

A ideia reduz os impactos ambientais, evitando o acúmulo de lixo plástico, 🗑️​ e ainda é carta coringa no baralho 🃏​ das questões econômicas e sociais.

É muito mais barato para quem quer economizar, ​💸​ e ajuda mulheres de baixa renda ou condição social!

A organização de impacto social Rebbú, tem na agenda fixa 📝​📅​ de ações, campanhas voltadas à arrecadação de materiais para confecção desses itens, que após serem produzidos, são entregues a quem precisa. A idealizadora do projeto é a administradora, empreendedora social e pós-graduada em Inovação Social, Juliana Gonçalves. 

“Para assegurar a oferta gratuita de absorventes femininos e outros cuidados básicos relativos à saúde menstrual, Rebbú fez uma ação de doação de mais de 1200 absorventes descartáveis nos bairros da periferia de Manaus”, diz Juliana.
Mulheres aprendem a confeccionar os absorventes ecológicos, em Manaus, por meio de ação social. Foto: Emile Gomes
Mulheres aprendem a confeccionar os absorventes ecológicos, em Manaus, por meio de ação social. Foto: Emile Gomes

Pobreza menstrual

De acordo com o Fundo das Nações Unidas (Unicef), a pobreza menstrual​ é algo que engloba bem mais do que a falta de absorventes, ele também envolve a falta ou escassez de produtos ou um ambiente necessário para sua higiene pessoal, coisas que são observadas principalmente em áreas periféricas.

“Quando digo ‘o problema não era resolvido’ é no sentido de resolver os pilares social, econômico, educacional e sustentável, o Rebbú buscou informações sobre outras alternativas sustentáveis e identificaram como melhor opção para essas mulheres os absorventes ecológicos​, que possuem até 2 anos de durabilidade”, comenta a fundadora.

Principais diferenças

Entenda as diferenças entre absorventes ecológicos e absorventes comuns. Foto: Emile Gomes
Entenda as diferenças entre absorventes ecológicos e absorventes comuns. Foto: Emile Gomes

O absorvente que a maioria das mulheres usa, comprado ​ nas lojas, é feito de plástico e é descartável, ou seja, usa uma vez por período de até 6 horas e joga fora.

Mas o ecológico é feito por tecido de pano tricoline (70% a 100% de algodão) e dentro, há quatro camadas de tecido flanelado mais um tecido impermeável para evitar o vazamento do sangue. 🩸​ Neste formato, o absorvente ecológico é reutilizável, podendo durar até 2 anos, lavando com água​ e sabão.

Em Manaus, os absorventes ecológicos produzidos com a ajuda do projeto Rebbú já foram doados no bairro Redenção e Parque das Tribos, em Manaus, o que se mostrou ser eficiente e bom para as mulheres​, 🙅‍♀️​♀️​ especialmente para quem não têm condições de um ciclo menstrual digno.

“Ao invés de absorventes, essas mulheres utilizavam panos, miolo de pão e até mesmo jornais ​ velhos. Além de não ser higiênico, isso gera diversos problemas de saúde para essas mulheres. É um absurdo que uma mulher não possa ter um ciclo digno​ e saudável”, disse Juliana.

Leia tambémTransformação digital: tecnologia aliada às áreas do conhecimento dá nova cara ao ensino superior em Manaus

Os absorventes ecológicos são reutilizáveis e podem durar em média 2 anos, reduzindo assim o acúmulo de lixo, e garantindo esse item básico de higiene pessoal a mulheres em extrema pobreza.

Quer saber mais? Siga o projeto nas redes sociais: Rebbu

Texto: Cath Senna