Café e robôs: inovação para inclusão de pessoas com deficiência em Tóquio

02/04/2024 Bruna Chíxaro

Creio que não sou a única a ficar maravilhada com os progressos extraordinários que o Japão faz, de forma contínua, na busca por combinar inovação e qualidade de vida para a sociedade.

Tenho acompanhado algumas das abordagens inovadoras que empresas e organizações japonesas têm implementado para incluir e capacitar trabalhadores idosos e pessoas com deficiência. Um exemplo notável disso é o uso de robôs que permitem aos indivíduos com dificuldades de mobilidade ou outras deficiências desempenharem suas funções remotamente.

Esses avatares robóticos podem ser controlados pelo indivíduo de sua casa ou de outros locais. Isso é fantástico, porque possibilita a interação e a realização de tarefas que normalmente precisam ser feitas pessoalmente, mas são feitas à distância e em tempo real.

É o que acontece no DAWN Avatar Café, na capital japonesa, Tóquio. DAWN é a abreviação de “Diverse Avatar Working Network”, que em português seria algo como “rede diversificada de trabalho de avatares”.

Esta cafeteria acolhedora funciona em uma área espaçosa e bem iluminada onde robôs controlados remotamente pela equipe de funcionários desempenham diversas funções. Equipados com câmeras, microfone e alto-falante, os avatares conseguem facilitar a interação entre os operadores e os clientes.

OriHime é o primeiro robô avatar da cafeteria e recebe os visitantes na entrada, enquanto outros robôs se encarregam de preparar o café (sim, há até um "robô barista"!), servir as bebidas e manter conversas agradáveis.

O projeto foi idealizado por Kentaro Yoshifuji, co-fundador da empresa de tecnologia Ory Laboratory, movido por sua própria experiência de enfrentar problemas graves de saúde na infância que o impediram de frequentar a escola.

Esse obstáculo o levou a refletir sobre maneiras de possibilitar o trabalho remoto para pessoas que enfrentam limitações similares - o que, por sua vez, nos leva a refletir sobre como os revezes da vida são difíceis, mas não estéreis. Mas isso é conversa para outra hora…

A missão do DAWN Avatar Café, desde sua criação, foi de promover inclusão social ao oferecer oportunidades de emprego para pessoas com dificuldades de mobilidade, deficiências físicas e intelectuais, bem como outros obstáculos. Um dos funcionários, por exemplo, controla seu avatar a mais de oitocentos quilômetros de distância, pois reside em Hiroshima. Eis outro fato interessante: eles também empregam funcionários do exterior. Hoje, contam com quase setenta funcionários que trabalham, entre outras funções, como operadores dos robôs.

Isso pode parecer evidente, mas vale ressaltar: a adoção de práticas de emprego inclusivas enriquece a diversidade e dinamismo nos ambientes de trabalho.

No contexto do DAWN Avatar Café, esta abordagem não apenas promove um ambiente inclusivo, mas também contribui para o sucesso do negócio ao atrair clientes por meio da abordagem futurista e inovadora da experiência oferecida.


Bruna Chíxaro

Bruna Chíxaro é escritora e advogada especialista em direito internacional. Mestra em Direito pela Universidade de Fortaleza e cofundadora do Siatualize.