Evento reúne startups da Amazônia em busca de investimento internacional

19/01/2023 Eduardo Gomes

Cerca de 20 startups da Amazônia🌳 apresentaram seus negócios para investidores no Amazon Connections, que aconteceu nesta quarta-feira, dia 18, em Manaus. O evento, promovido pela Innovation Studio em parceria com a Taiwan Trade Center do Brasil (TAITRA) e a InnoVEX Taiwan, tem o objetivo de identificar e conectar negócios💱 da Amazônia a investidores e empresas de tecnologia internacionais por meio da InnoVEX Taiwan, uma exposição exclusiva para startups que ocorre dentro da feira Computex Taipei, em Taiwan, a segunda maior feira de tecnologia🔬 do mundo.

O Amazon Connections ocorreu no Cassina Casarão da Inovação, no Centro. O evento também pode ser acompanhado via transmissão online pelo canal do Innovation Studio no Youtube.

Leia também: Tá com tudo! Cursos 📃e eventos de Tecnologia, 💡Inovação e Empreendedorismo✨️ em 2023

O evento reuniu empresas investidoras, startups, incubadora, aceleradoras, institutos de Ciência e Tecnologia, secretarias de Tecnologia, Ventures Builders, coordenações de Programas Prioritários, associações de startups, fundo de investimento e consultorias. Segundo o diretor técnico do Creathus Instituto de Tecnologia da Amazônia e um dos organizadores do evento, Marivaldo do Vale Albuquerque, a programação foi planejada para abranger o atual ecossistema de inovação da Amazônia e das empresas de tecnologia.

“Vamos promover a interação entre os atores locais e os representantes de Taiwan, apresentar as startups para investidores, conhecermos empresas locais que já alçaram projeção internacional e também discutirmos a importância de conectar🖇️ o nosso ecossistema a outros ecossistemas nacionais e internacionais. Desta forma, pretendemos colaborar com empreendedores da região amazônica para a expansão de seus negócios💰, seja localmente, seja globalmente”, afirma.
Expedito Belmont, CEO da startup DriveOn, foi um dos representantes amazonenses no evento. Foto: Divulgação.
Expedito Belmont, CEO da startup DriveOn, foi um dos representantes amazonenses no evento. Foto: Divulgação.

Programação

O evento inicia com o lançamento do Innovation Studio, a partir das 9h10. Em seguida, às 9h30, acontece a apresentação das ações da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), com o secretário Radyr Junior. Às 10h, a diretora da TAITRA Brasil, Sandra Shih, apresenta os serviços da instituição para empresas brasileiras e taiwanesas.

Às 10h30, ocorre a palestra sobre a exposição InnoVEX Taiwan e como atrair investimento internacional, com a gerente da TAITRA, Suen Sik Lung. A partir das 11h, o CEO da DriveOn, Expedito Belmont, apresenta seu case de sucesso durante a edição de 2022 da InnoVEX Taiwan. A manhã encerra com a ação dos patrocinadores do evento. 

A partir das 14h, ocorre a palestra ‘Case Petit Fabrik: como atrair investimento internacional para startups na Amazônia’, com o CEO Olímpio Neto. Em seguida, é a vez do painel ‘Por que é importante conectar a Amazônia ao ecossistema de inovação de Taiwan?’, com representantes da FIP FIEAM, Sebrae, Venture Builder, Apex e Creathus. 

A partir das 15h30, ocorre o demoday, onde as 20 startups da região amazônica apresentam seus negócios para o mercado, parceiros e investidores.

O Amazon Connections é uma realização do Innovation Studio, Instituto Creathus,  Venture Builder VB92, FIP FIEAM e Uarini GO, com patrocínio do Sebrae, Taiwan Trade Center do Brasil (TAITRA), APDM, CITS e Central Clipping. O evento conta com apoio da Semtepi, Venture Hub Manaus, Marinho Comércio Exterior, Innatus, Conecthus, UP Comunicação Inteligente e DriveOn (Cryptomiles).