Carimbando o passaporte da sustentabilidade!
07/03/2023 Eduardo Gomes
A cada dia grandes e pequenas empresas ficam mais preocupadas😐 em dar um destino correto para os resíduos🗑️ que produzem.
Mais do que nunca, é hora de buscar formas de reaproveitamento e reciclagem, como maneira de apoiar a sustentabilidade e proteger👍 o meio ambiente.
Um exemplo de empresa que se destaca nos cuidados com os impactos ambientais é a “Eureciclo”. A startup criou o selo eureciclo, que informa aos consumidores que a empresa na qual estão consumindo é sustentável na prática da reciclagem.
Atualmente, mais de 750 empresas já possuem esse selo no Brasil, onde é realizada a compensação ambiental, investida em cooperativas e parceiros🤝.
Camila Vida, Head de Marketing da Eureciclo, explica como ocorre essa compensação na prática.
“Acontece assim: se uma empresa produz 100 toneladas de papel📜 em embalagens comercializadas, por exemplo, garantimos que ela invista recursos financeiros em operadores e cooperativas para promover a reciclagem da quantidade equivalente desse tipo de material. Isso vale para os outros materiais: vidro🥃, metal🪙 e plásticos🛍️”.
Leia também: Arte sustentável: Amazonense mostra o que pode ser feito com reciclagem de garrafas pet
Em Manaus
Na capital amazonense, o Grupo Simões já trabalha com métodos que permitem o descarte consciente, e é utilizando o PET🍶 Retornável de Coca-cola 2 litros.
É possível ter economia e ainda contribuir com o meio ambiente, pois essa embalagem permite a utilização do frasco ao máximo antes de ser direcionado para a reciclagem.
Feito de um material leve, a PET Retornável representa economia de combustível, ajudando na emissão mínima dos gases💨 causadores do efeito estufa🥵.
Portanto, as grandes marcas estão buscando por diferentes mecanismos capazes de diminuir os impactos ambientais que os resíduos sólidos podem causar. E a saída mais viável para que ocorra o crescimento do consumo sustentável e as práticas de sustentabilidade é por meio da reciclagem.
Texto: Eduardo Gomes