Cicatrizante🩹 com extrato de guaraná e açaí

06/10/2023 Sara Araújo

Sucesso nas gelaterias🍨 e barraquinhas da Amazônia, agora o açaí e o guaraná combinadinhos formaram uma ‘receita’ cicatrizante.🩹 Feridas crônicas, fibrose, patologias têm solução 💡e serão tratadas com essa dupla.

A mistura do pó de guaraná com a semente do 🫐açaí mostrou potencial nesses tratamentos, segundo constatou ✅️ um estudo da Fundação de Amparo à Amazônia (Fapeam). Quem coordenou a pesquisa foi a cientista Edneia Aguiar Maia Ribeiro, da Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI).

“O extrato favorece a 🩹cicatrização de feridas, podendo ser utilizado para a área estética, visto que aumentou 📈a atividade do fibroblasto, que são células com função fundamental de produção de colágeno e elastina, proteínas responsáveis pelo fortalecimento e consequente melhoria do aspecto da 💫pele”, explica Edneia.

Leia Também: Startup aposta em cosméticos à base de ingredientes amazônicos

Na prática, o formulado📈 aumentou a viabilidade das células da pele, e a proliferação destas células, fazendo com que houvesse maior 💁🏻‍♂️regeneração e cicatrização”, completou.

Coordenadora da pesquisa, Ednea Aguiar Maia Ribeiro, da Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI). Foto: Érico Xavier – Decon/Fapeam.
Coordenadora da pesquisa, Ednea Aguiar Maia Ribeiro, da Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI). Foto: Érico Xavier – Decon/Fapeam.

 

É a união🫱🏻‍🫲🏼 do útil ao agradável e mais! A função do extrato guaraná-açaí é antioxidante, e combate moléculas formadas em maior quantidade 📊quando ocorre má alimentação, sedentarismo, estresse ou sono 😴desregulado.

“O estudo pode contribuir com os produtores,👩‍🌾 uma vez que o caroço que seria descartado, passa a ter valor econômico agregado, 💪🏻fortalecendo as cadeias produtivas e auxiliando na manutenção destas pessoas na zona rural”, completa a pesquisadora.

 

Com informações da Assessoria de Imprensa*