Cirurgia robótica em Manaus já é realidade? Quais os benefícios?
27/09/2023 Paulo Rodrigo
O surgimento de novas tecnologias 👨💻 em diversas áreas possibilita a criação de novos métodos mais práticos para realização de procedimentos. É o caso da área da saúde ⚕️ que está alinhando praticidade e mais conforto aos pacientes com o uso da cirurgia robótica.
Em Manaus, apesar de já existirem profissionais treinados e habilitados, nenhum hospital adquiriu o aparelho até esse momento. Porém, na região Norte já existem lugares que fazem uso do equipamento robótico, segundo o cirurgião uro-oncologista, Dr. Giuseppe Figliuolo.
“Temos aparelhos de robótica em praticamente todas as regiões, inclusive na região Norte, na cidade de Belém”, explica o Dr. Figliuolo.
Mas não é porque não existe o aparelho na capital amazonense que os pacientes não conseguem ter acesso. Na Urocentro, clínica especializada em urologia, as cirurgias robóticas são feitas em parceria com profissionais de outros estados, como centros de referência do eixo Rio-São Paulo. 🛫
O Dr. Figliuolo comenta, ainda, que, apesar de Manaus ainda não ter o equipamento robótico, em breve a opção estará disponível.
“Quando foi lançada a plataforma há aproximadamente 15 anos, só existia um fabricante. Porém, atualmente, já existem outros fabricantes e com isso o preço vai barateando, além de a tecnologia com o tempo possibilitar a melhoria na qualidade”, ressalta.
Aplicabilidade da cirurgia robótica no Brasil
No Brasil, a modalidade de cirurgia robótica foi adotada em meados de 2008 e é assistida por um cirurgião que faz os procedimentos conduzidos por um robô com braços mecânicos, o que garante a precisão no procedimento.
Ainda de acordo com o Dr. Giuseppe Figliuolo, as cirurgias robóticas podem ser usadas para retirada de tumores, além de cirurgias ginecológicas e torácicas, normalmente para remover lesões que podem ser tumorais malignas, entre outras situações. 🤖
Por se tratar de uma cirurgia minimamente invasiva, a recuperação é mais rápida 🦾 e a maioria dos pacientes têm a recuperação de um dia para o outro, explica o Dr. Giuseppe Figliuolo.
“Os pacientes que fazem procedimentos por meio da robótica têm menor índice de sangramento e menos dor, pois as incisões são muito menores e por isso conseguem ter uma recuperação mais rápida”, explica.
Texto: Paulo Rodrigo