Clone Digital: Um avatar virtual que substitui o real
03/04/2024 Sara Araújo
As reuniões virtuais facilitam a vida de quem não pode estar no presencial. No 👨💻Home Office, elas são parte da rotina. Mas, se fosse possível facilitar ainda mais com um clone marcando sua presença? Apenas um avatar seu que participa das 👩💻reuniões on-line com a mesma aparência, voz e trejeitos. O clone digital está aí para isto!
A ideia do🤖 clone digital é tornar a vida das pessoas mais simples, além de permitir que elas se livrem de compromissos pouco importantes. Então é bom pensar se vale mesmo usar em uma💻 reunião.
O especialista Glauco Aguiar explica outros ✅️pontos positivos dessa tecnologia, como a capacidade de gerar vídeos e conteúdos rapidamente pode aumentar significativamente a produtividade, afinal quem nunca gravou o mesmo vídeo várias vezes para uma 🤵candidatura.
“Também tem a possibilidade de interagir com meu clone digital a qualquer hora, inclusive enquanto estou dormindo. Existe uma escalabilidade: Clones digitais podem lidar com múltiplas interações simultâneas, tornando-os ideais para serviços com alta demanda. No entanto, a falta de empatia e intuição pode limitar suas possibilidades. Além disso, a criatividade e originalidade dos clones digitais podem ser restritas, e o uso indevido da imagem é uma preocupação significativa”, conta.
Para criar o 🤖gêmeo digital, são usadas informações públicas de um indivíduo, como fotos, vídeos e tudo aquilo que o usuário compartilha nas redes sociais. O interessante é que o clone pode acompanhar as mudanças 🔄do seu dono ao longo da vida, desenvolvendo novos hábitos ou mesmo estilos da aparência do dono.
Leia Também: O gêmeo Digital é o futuro! Feedback e testes virtuais
Tentador, não?! Porém nada 💰barato. Para ter alguém para nos substituir nas atividades rotineiras, é preciso desembolsar uma quantia significativa para ter um clone digital. Cada avatar custa 💵US$ 140 mil (cerca de 684 mil reais).
A chance de você conversar com um desses clones na vida real deve ser 📉baixa. Porém, com os avanços na área da inteligência artificial, é possível que esse preço🤑 caia nos próximos anos, e os clones se tornem comuns fora do Japão.
No processo de criação de um clone digital, o usuário pode efetuar upload de suas próprias📷 fotos e vídeos para gerar clones personalizados. Atualmente, ainda existem falhas na sincronização de voz e movimentos labiais nos clones digitais. No entanto, essas🙍♂️ imperfeições estão diminuindo rapidamente, e em breve serão quase imperceptíveis.
“A evolução dessas tecnologias traz benefícios e desafios significativos. A conscientização, a ética e a regulamentação são essenciais para garantir o uso responsável e seguro dos clones digitais”, destaca Glauco.
Atenção máxima! Com o rápido 📈avanço tecnológico, chegamos a um ponto em que precisamos prestar muita atenção aos detalhes de sincronia labial, naturalidade de movimentos e expressões para discernir entre pessoas reais e suas contrapartes digitais. Essa distinção🙍♂️🤖 está se tornando cada vez mais difícil.