Coworkings: a firma mudou de lugar

23/02/2023 Eduardo Gomes

Não é só alugar um escritório, é mobiliar, mas, também, organizar a infraestrutura com computadores💻 e limpeza🧹. Sem contar com as contas de energia🛋️, água🚰, internet, IPTU, dentre outros. 

Estamos falando dos coworkings. Eles se tornaram os queridinhos para quem não quer construir ou alugar grandes espaços para trabalhar, principalmente pelo gasto ou para quem tem pouco dinheiro💰 pra isso.

O termo vem do inglês e significa, literalmente, “trabalhando junto” e a lógica de um coworking é unir vários escritórios e empresas em um único lugar.

Isto é: são diferentes empreendimentos, pessoas, profissionais com propostas diferentes que compartilham a mesma estrutura física, o que reduz (e muito) os custos🙂. 

“Os coworkings vieram para tirar aquela carga do empreendedor, principalmente do profissional liberal, de todo mês de pagar aluguel, energia, manutenção de limpeza, móveis e utensílios”, destaca Davi Flexa, proprietário da Tribowork, localizado na zona norte de Manaus.

Leia também: Dicas de negócios que aprendemos com a série ‘Emily em Paris’

Networking em potencial

Coworkings também são espaços utilizados para troca de experiências e networking. Foto: Divulgação/Impact Hub Manaus
Coworkings também são espaços utilizados para troca de experiências e networking. Foto: Divulgação/Impact Hub Manaus

Esses lugares são essenciais para conhecer várias pessoas de diversas áreas e fazer contatos profissionais👍 (quem sabe em uma dessas oportunidades possa surgir uma proposta de trabalho?).

Alguns lugares de coworking promovem eventos🥳, justamente, para fazer essa troca de informações, experiências e conhecimentos. 

Os perfis das pessoas que utilizam os coworking são variados. É como explica Marcus Bessa, proprietário do Impact Hub Manaus.

“É indicado para pessoas que querem trabalhar mais concentradas ou que desejam se conectar e fazer parcerias, pois na mesa ou sala ao lado, você pode encontrar um fornecedor, um cliente ou até mesmo alguém para aconselhar ou mentorar seu negócio”. 

E não sai caro!

Os valores e tipos de salas variam conforme a atividade profissional do cliente. Foto: Divulgação/Tribowork
Os valores e tipos de salas variam conforme a atividade profissional do cliente. Foto: Divulgação/Tribowork

Os valores💲 são variados, dependendo do tipo de serviço que você deseja. Em Manaus, algumas salas custam entre R$ 30 e R$ 50 reais a hora. ⏰ 

A área é bastante promissora e veio para ficar. O profissional que utiliza o coworking tem a possibilidade de economizar🫰 até 90% dos seus custos

“Muitas empresas também têm aderido ao coworking como opção para os seus funcionários trabalharem, justamente para sair dessa rotina escritório-casa. O coworking não é só um lugar ou uma mesa para trabalhar, existe toda uma cultura por trás que favorece quem sabe aproveitá-lo”, finaliza Marcus. 

 

Texto: Eduardo Gomes