Casa sustentável: a aposta do momento na inovação e na economia verde

01/08/2023 Sara Araújo

O sonho da casa🏠 própria não está distante e está mais fácil de ser conquistado! Um projeto no Amazonas otimiza a construção de casas em um protótipo de 🏘habitação residencial sustentável.

Essa é pra quem pensa em 🌱meio ambiente, mas também quer dar aquela economizada na hora de garantir a moradia. O estudo avalia a viabilidade técnica, econômica, financeira e mercadológica do uso de madeiras engenheiradas para construção de habitações, com a estimativa dos ganhos de qualidade e redução💰 de gastos.

Leia Também: O Elixir da Amazônia

Mas o que é madeira engenheirada?  Se trata de um🛠 material pré-fabricado, com eficiência maior, produção de resíduos menor e que gera aumento da rentabilidade💰 para a obra.

Ao todo, cinco pesquisadores vinculados à Ufam, à Universidade Positivo do Paraná e à Universidade Paulista (Unip) integram o projeto sustentável. Foto: Acervo Fernando Cardoso. Ao todo, cinco pesquisadores vinculados à Ufam, à Universidade Positivo do Paraná e à Universidade Paulista (Unip) integram o projeto sustentável. Foto: Acervo Fernando Cardoso.
Ao todo, cinco pesquisadores vinculados à Ufam, à Universidade Positivo do Paraná e à Universidade Paulista (Unip) integram o projeto sustentável. Foto: Acervo Fernando Cardoso.

 

Fernando Cardoso, doutor em 👷Engenharia e Coordenador da pesquisa realizada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), garante o 💫sucesso do modelo.

“Com a construção do protótipo foi possível introduzir e validar o uso eficiente de cinco novas espécies de madeiras, como alternativas no mercado madeireiro”, disse.

O produto tem o combo perfeito e é fundamental para o ♻️meio ambiente, pois enquanto materiais como o concreto ou aço, por exemplo, há emissão de CO2 – componente que contribuem para poluição do ar e causam problemas🌳 ambientais, como efeito estufa, a madeira polui dez vezes menos!

A natureza 🌱pede e o bolso agradece! O projeto deve ser finalizado ✅️ainda este ano.

 

Com informações da Assessoria de Imprensa*