Castanha, amêndoas e mandioca são apostas para economia circular
26/10/2023 Sara Araújo
Seja qual for o segmento, ter produtos da Amazônia🌱 é incentivar o crescimento da região, mas ter produtos sustentáveis é melhor ainda! Não à toa, o Apoena, empreendimento voltado à produção de insumos de base florestal como: copaíba, andiroba, castanha-do-Brasil, é uma das empresas que vão receber apoio da Sinergia, programa de incentivo a negócios inovadores💡 com operação na 🌳Amazônia.
Eles têm de tudo! Castanha-do-Brasil, amêndoa🥔 desidratada, azeite extravirgem, óleo para cosméticos e até torta de castanha premium. A farinha e outros derivados da mandioca são os principais. O empreendimento opera com toda cadeia, desde viveiros, 🧑🌾plantio, beneficiamento, distribuição e comercialização do produto.
Para o CEO da Startup, Onesimo Maurillo Jacinto Gomes, o Sinergia foi a melhor ✅️coisa que aconteceu no caminho deste empreendimento. Agora é trabalhar modelagem financeira e posicionamento de marca para dar aquele 📈Up!
“A jornada Amazônia Sinergia é muito top! São conselhos, mentorias… os próximos passos são certificações, prototipagem de novas embalagens , Instagram LinkedIn novos, ERP e muito mais!”, comemora o empresário.
Por lá, a 👀visão que se destaca é a circular, pois a referência é a sustentabilidade e busca no aproveitamento dos resíduos que são reintroduzidos na cadeia produtiva, fazendo surgir um novo produto. Transformar aquilo que seria descartado, um conceito que tem como base a ♻️Economia Circular.
“Um exemplo é o reaproveitamento de cascas de mandioca para fabricação de ração para a alimentação animais, compostagem e o reaproveitamento do amido residual na fabricação de bioplásticos, bem como as águas do molho, que chamamos manipueira, na adubação das roças, no uso como herbicida natural e nutrientes foliar”.
Leia Também: Conheça 5 startups do Amazonas eleitas pelo ‘Sinergia’ como negócios inovadores!
A metodologia aplicada, costuma se caracterizar pela busca de um impacto positivo✅️ na cadeia produtiva.
“Principalmente pela produção sustentável, geração de empregos e redação e o combate à fome. Atuamos em toda a cadeia produtiva, desde a seleção de cultivares, o beneficiamento, produção, distribuição e comercialização, e vamos nos desligando aos poucos à medida que os produtores vão alcançando a maturidade”.
Nada melhor que o encontro entre produtores🧑🌾 e clientes menores com o protagonismo do atravessador. E o que é muito importante: fornecer produtos Amazônicos com📄 regularidade, qualidade e 🌽volumes.