Corante natural à base de frutos amazônicos

11/04/2024

Se você tem aquela vibe🍃 In Natura, essa é pra você! Já tem corante natural à base dos resíduos de frutos amazônicos ricos em vitamina A. Um estudo que contribui para quem🚫 não consome corantes artificiais.

A pesquisa, intitulada “Estudo para substituição de corante artificial por carotenóides de resíduos de frutos🍍 amazônicos com aplicação tecnológica limpa”, coordenada pela pesquisadora do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Francisca das Chagas do Amaral Souza, visa aproveitar resíduos da 🏭indústria de alimentos.

São os extratos que👩‍🌾 produzem resíduos do umari (Poraqueiba sericea), tucumã (Astrocaryum aculeatum) e buriti (Mauritia flexuosa) que substituem o corante sintético amarelo tartrazina, permitindo aliar produtividade com eficiência ✔️ambiental. 


Leia Também:Bactérias do bem! Elas ajudam no combate a doenças agrícolas de plantações

“A utilização de tecnologia limpa e econômica torna-se uma alternativa viável para extração de compostos bioativos e corantes ainda presentes nos subprodutos de frutos amazônicos, além de agregar valor e aproveitar os compostos biologicamente ativos, aumentando a gama de produtos oferecidos”, disse a pesquisadora. 

O corante natural poderá ser usado nas preparações de alimentos com novas formulações. Foto: Nathalie Brasil/Fapeam.

É contra o 🚫desperdício? Essa também é uma solução para ele, como afirma a coordenadora explicou que afirma que os frutos amazônicos apresentam grande potencial, como os três frutos selecionados (umari, buriti e tucumã) e, consequentemente, minimiza os 🌳impactos ambientais.

“Para minimizar esses impactos, usamos líquidos iônicos (os chamados químicos limpos) para a extração de corantes menos poluentes dos que os comercializados”, completa Francisca.

Modo de uso 

O corante natural poderá ser usado nas preparações de🥗 alimentos com novas formulações, tanto com aromas do próprio fruto, quanto com a 🎨coloração, já que o corante, comumente utilizado em comidas, é sintético e pode causar irritações.


Essa é uma daquelas pesquisas que impacta diretamente a comunidade 👨‍🔬científica com informações novas a respeito da utilização dos frutos em suas mais diversas funções. Afinal, nem só de suco vivem as frutas. As amazônicas 🍢então….uma infinidade de utilidades!

Com Informações da Assessoria de Imprensa*