Energia limpa e barata em Manaus por meio de painéis solares

30/10/2022

Economizar energia elétrica por meio da utilização da luz do sol,​ ☀️​ e de quebra ainda ajudar na questão ambiental tem se tornado cada vez mais possível. 

O sol é maior fonte de energia para o planeta Terra. 🌍​​​ Para que essa energia seja, 🌄​ de fato, aproveitada e convertida ao consumidor final são necessários painéis interligados. 

Mas quem descomplica é o professor e especialista em sustentabilidade, Eron Bezerra, coordenador de um projeto na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) para a implementação de painéis solares nas instalações da unidade de ensino em Manaus e em seis municípios do interior. ​Ele falou sobre o processo de aplicação e uso prático da energia solar.

“O estado tem potenciais diversos e com tudo o que está sendo realizado hoje, só tende a ganhar mais. Temos um projeto muito amplo de energia solar com a construção de 7 edifícios solares (o de Manaus foi apenas o primeiro) e em todos os campos da UFAM. Quando os 7 edifícios estiverem funcionando integralmente a economia da UFAM com energia será da ordem de 1,5 milhões de reais/ano”, afirma.

Passo a passo

Esses painéis podem ser configurados de duas formas: com inversores ligados à rede elétrica ​​ (sistema on greed) ou com armazenamento dessa captação da luz solar em baterias (sistema off greed). ​⚡​

Após a instalação, o tempo médio de retorno do investimento é de um ano e meio e o valor gasto com a energia convencional, 🔌​💡​ elétrica, será apenas pelo uso da rede de uma forma mínima.

Seu sistema de medição é autogerenciável e possui um consumo determinado. É como se fosse algo similar a uma franquia de internet 👨‍💻​ residencial que você pode acumular o que não usou para o mês seguinte. O que, no caso da energia solar, você converterá em créditos para a conta. ​

Leia também:Litro de 💡 Luz: criatividade, cano PVC e garrafas PET para iluminar o futuro

Além dos créditos e da economia financeira, 💰​ Eron destaca que a captação e o uso da energia solar são amigáveis ao meio ambiente, já que não queima de combustível fóssil ou provoca grandes inundações, como ocorre nas hidrelétricas.

Uso prático e energia limpa

De acordo com dados divulgados no início de 2022 pela Associação responsável pelo setor solar no Brasil, pouco mais de 1 milhão de residências 🏡​ já adotam esse sistema de captação de energia limpa.

Um dos maiores consumidores da energia solar são as residências (77%), mas esse sistema não está apenas restrito aos lares. Na UFAM, o professor Eron coordena um projeto chamado “Mapa Solarimétrico”, que avalia o potencial de energia solar nos municípios do Amazonas.

Essa medição é feita em Manaus e em outros seis municípios: Benjamin Constant, Coari, Humaitá, Itacoatiara, Parintins e São Gabriel da Cachoeira. Além do mapa, o projeto de construção de edifícios está em andamento.

Texto: Tiago Souza