Hub de Bioeconomia: conectando a Amazônia!

08/05/2023 Eduardo Gomes

É a união🤝 que faz a força e, quando envolve startups e economia verde, essa parceria vai longe! Para isso,  algumas organizações e lideranças, públicas, privadas e internacionais estão unindo forças no estabelecimento de um Hub para promover esse tema tão importante para a região.

As organizações participantes buscam, juntas, criar projetos e iniciativas capazes de fazer o uso sustentável da floresta,🌳 desenvolvendo a conscientização e a prosperidade local.

Por meio do Hub, (espaços – físicos e/ou virtuais – onde empresas e startups podem trabalhar e ter acesso a contatos, investidores, mentores e fornecedores) as empresas poderão investir💰 em projetos que possam conectar ideias💡 e experiências para a bioeconomia no Amazonas.  

A facilitadora global da rede Hub de Bioeconomia Amazônica,  Marysol Goes, fala que o Hub surgiu, também, como forma de  promover diálogos💬 e construir pontes sobre o tema.

“O objetivo do Hub é abrir espaço a uma nova bioeconomia que seja mais verde, justa e inclusiva. Existem diversas soluções em curso na Amazônia que apontam que uma bioeconomia amazônica inclusiva não é apenas possível, como já está em curso na região. O que necessitamos é de maior sinergia e integração entre estas soluções para que possam ser melhor visibilizadas e amplificadas", destaca. 

Leia também: Economia verde: uma economia mais consciente e sustentável♻️

A ideia é possibilitar a integração e interação entre os membros do Hub para que possam colaborar e desenvolver iniciativas em conjunto. Eles podem, por exemplo, divulgar eventos, painéis, compartilhar informações, conhecimentos, recursos humanos, tecnológicos e físicos para apoiar projetos, além de buscarem por oportunidades para investimentos,💲 dentre outros. 

“Conectamos o chão da floresta com investidores, instituições públicas e privadas, redes atuantes no ecossistema amazônico, organizações internacionais e pessoas como eu e você para promover iniciativas transformadoras em bioeconomia inclusiva”. 

O Hub de Bioeconomia Amazônica é uma rede amazônica resultado de uma parceria entre a Green Economy Coalition (GEC), aliança global de organizações engajadas no tema, e a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), responsável pela secretaria executiva.

No cenário regional, o Hub é parceiro da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia (SDSN Amazônia). Atualmente, o grupo possui mais de 90 membros e segue com inscrições gratuitas para novos membros, no site: www.fas-amazonia.org/hub-de-bioeconomia-amazonica.

[embed]https://giphy.com/gifs/eco-friendly-go-green-sarassketches-xk85xDccFeNoKd4Y4K[/embed]

 

Texto: Eduardo Gomes