Mais castanha na mesa e livre de agentes tóxicos!

01/03/2023 Sara Araújo

A ciência 👩🔬 segue fazendo a sua parte, inclusive na agricultura. No Amazonas, uma pesquisa tem garantido que além de deliciosa, a castanha chegue com mais segurança na mesa do consumidor. 

Isso porque pesquisadores implantaram e validaram um protocolo que visa assegurar a qualidade e evitar a contaminação causada por agentes tóxicos 🧫produzidos por fungos, nas etapas da cadeia produtivas🧑🌾 da castanha-do-Brasil. 

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa Amazonas Estratégico,📊 toca esse projeto que estabelece biossegurança no🧑🌾 manejo da deliciosa castanha que faz parte do cardápio não só amazonense, mas de todo nortista.

O protocolo abrange desde a coleta até o 🚚 transporte e armazenamento da castanha e foi implantado em uma cooperativa do município de Beruri (distante 73 quilômetros de Manaus). Os conceitos implantados e validados ✔️poderão ser transferidos para aplicação em outras cooperativas do Estado.

Pesquisa desenvolvida na FAPEAM estabelece protocolo de segurança para a castanha-do-Brasil. Foto: Érico Xavier/FAPEAM.
Pesquisa desenvolvida na FAPEAM estabelece protocolo de segurança para a castanha-do-Brasil. Foto: Érico Xavier/FAPEAM.

Conforme a coordenadora do projeto Ariane Mendonça Kluczkovski, 👩🔬pesquisadora da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), o protocolo analisou🔎 diversos parâmetros de qualidade e🔒 segurança, entre os quais, as condições higiênicas, sanitárias e organizacionais da cooperativa.  

“Isso envolve todos os cuidados que devem ser adotados, desde o castanhal, de forma a evitar a contaminação 🧫de agentes tóxicos que podem ser produzidos por fungos que estejam ao longo do processamento da cadeia 🧑🌾produtiva da castanha”, explicou Ariane.
Ariane Mendonça Kluczkovski, coordenadora do projeto. Foto: Arquivo Pessoal.
Ariane Mendonça Kluczkovski, coordenadora do projeto. Foto: Arquivo Pessoal.

A pesquisadora acrescenta ainda que verificar a condição de 👩🔬trabalho do castanheiro e a forma como é realizado 🧑🌾o manuseio da castanha também são fatores considerados pelo protocolo, para evitar a contaminação por fungos 🧫e, assim, garantir que boas práticas de manejo sejam seguidas, além de possibilitar a oferta de um alimento seguro.  🔒

A capacitação da indústria de castanhas em sistemas de qualidade pode adequar o produto, inclusive, às normas exigidas por mercados internacionais. 📉

Segurança é importante, faz a economia🔄 girar e garante um produto de qualidade que todo bom amazonense não pensa duas vezes antes de consumir.  😋

Leia Também:  Agro é tudo! Tecnologia para controle de fungos em plantações