Marcenaria sustentável transforma lixo em luxo!

27/03/2023 Eduardo Gomes

A moda agora é reciclar! E em Manaus, uma lojinha on-line fabrica móveis🛋️ domésticos com materiais que antes iriam para o lixo🗑️. Esse negócio sustentável foi idealizado pela administradora de empresas Fabiane Azevedo, que é também engajada na causa ambiental.

Ela começou visitando fábricas🏭 do Distrito Industrial de Manaus em busca da matéria-prima para as primeiras peças e se surpreendeu. 

“Eu pegava esses resíduos que estavam disponíveis em algumas fábricas, como pedaços de MDF (chapas de fibras de madeira trituradas) cru e branco, sacos🛍️ plásticos. Desses resíduos conseguia fazer quadrinhos decorativos e com o MDF fazia mesas infantis”, conta.

O trabalho deu origem à Marcenaria Sustentável, que hoje é puro sucesso. Pelo menos 90% de todo o material de trabalho vem da madeira 🪵, e é de lá que ela desenvolve boa parte dos seus projetos.

“Eu via que existia muita madeira em perfeitas condições de uso sendo descartadas, muitas iam para a queima. Também queria trabalhar com sustentabilidade e também entender mais sobre economia circular”.

Leia também: Arte sustentável: Amazonense mostra o que pode ser feito com reciclagem de garrafas pet

A madeira representa 90% de todo material utilizado na marcenaria. Foto: Divulgação
A madeira representa 90% de todo material utilizado na marcenaria. Foto: Divulgação

Clientes engajados e conscientes

Atualmente a marcenaria conta com quatro pessoas na equipe. O trabalho é todo destinado para o portfólio que se encontra on-line💻.

Os clientes podem fazer as encomendas ou apresentar um projeto no qual os profissionais possam desenvolver posteriormente. 

Fabiane também destaca que a maioria dos clientes são pessoas interessadas na pauta ambiental e que estão sempre ligados em atividades que envolvem a sustentabilidade

“O nosso diferencial é que trabalhamos com peças sustentáveis e visamos a sustentabilidade. Para alguns é visto como lixo, mas para nós é visto como matéria-prima para os nossos projetos. E os clientes aprovam”, finaliza Fabiane. 

Texto: Eduardo Gomes