Pelas maravilhas do artesanato amazônico

14/03/2023 Eduardo Gomes

No Amazonas, as mãos👐 dos artesãos são capazes de criar verdadeiras maravilhas, que envolvem todos os nossos sentidos. Atuando desde 2015 na valorização desses artistas, o Sebrae/AM desenvolveu o projeto “Amazonas Original”, que surge da necessidade de reconhecer o artesanato amazonense como parte da nossa diversidade, enfatizando a expressão dentro dos grupos que fazem parte desse segmento.

Promovendo a inclusão comercial!

A Gestora do Projeto de Artesanato do Sebrae/AM, Lilian Silva, destaca que os focos principais do “Amazonas Original” são a sustentabilidade, gestão e inovação, preservando a “identidade étnica e cabocla da nossa região”.

O projeto também visa gerar novas oportunidades de negócios💰, gerando valor e aumentando, principalmente, a renda💲 dos artesãos. 

“Hoje o projeto tem alcançado aproximadamente 350 artesãos dos municípios de Benjamin Constant, São Gabriel da Cachoeira, Manaus e entorno, Rio Preto da Eva, Careiro Castanho, Maués, Novo Airão e Barcelos, com intenção de expandir para potencializar novos territórios, etnias e manualidades”, destaca Lilian.

A maioria dos materiais utilizados pelos artesãos são encontrados na própria natureza. Foto: Divulgação/Assessoria
A maioria dos materiais utilizados pelos artesãos são encontrados na própria natureza. Foto: Divulgação/Assessoria

Leia também: Faturando💰com arte: Exposição gera visibilidade👀 à cultura cabocla

 

Materiais únicos da nossa floresta

Alguns dos artesanatos trabalhados pelos profissionais são os de origem de fibras naturais, sementes🍒, cerâmica🏺 e resíduos de madeiras🪵. A maioria dos materiais são encontrados na nossa floresta amazônica.

Por fim, Lilian também ressalta os frutos do projeto e o reconhecimento👍 de cada artesão nos municípios. 

“Eles entendem que o artesanato promove a comunidade e é gerador de renda, com isso, a procura está aumentando, assim como novas oportunidades de divulgação e destaque. Um grande fruto desse trabalho é o Seminário Remanejando a Manualidade do Amazonas (Rema), onde o artesão é o protagonista da sua história”, finaliza. 

 

Texto: Eduardo Gomes