Quem faz Economia Verde no Amazonas – Daniel Santos

24/02/2023 Rebeca Beatriz

O sentimento de preservar a Amazônia para assim garantir o futuro de próximas gerações caminha lado a lado com o biólogo Daniel Santos, de 41 anos de idade.

Especialista em Gestão Ambiental, Daniel é também embaixador, consultor e auditor do Instituto Lixo Zero no Amazonas, organização sem fins lucrativos que atua no aproveitamento e encaminhamento correto dos resíduos recicláveis e orgânicos.

O amazonense está à frente de diversos projetos que visam o desenvolvimento econômico e social, aliado à preservação do meio ambiente. Ele relembra o início da trajetória.

“Meu primeiro emprego foi compor a equipe que fez a revisão dos planos de gerenciamento de resíduos sólidos dos aeroportos de Manaus/AM, Rio Branco/ AC, Cruzeiro do Sul/ AC, Tabatinga/AM e Boa Vista/RR. Foi através de levantamento de campo em lixões e contatos com cooperativas que percebi que o problema do lixo, não era só ambiental, mas também econômico e social”, destaca.

Há cinco anos trabalhando voluntariamente no Instituo Lixo Zero, uma das maiores conquistas de Daniel foi inserir Manaus na vitrine do conceito ‘lixo zero’ em nível nacional, incentivando e trabalhando no descarte correto de resíduos.

 

Daniel se destaca em palestras e ações voltadas ao meio ambiente. Foto: Arquivo Pessoal
Daniel se destaca em palestras e ações voltadas ao meio ambiente. Foto: Arquivo Pessoal
“Tudo que é novo e por ser voluntariado não se torna fácil a introdução de um conceito desconhecido para a sociedade. Porém, com um pouco de persistência e ousadia, portas foram se abrindo e outras pessoas foram aproximando para colaborar no conceito lixo zero. Começou por mim e hoje já somos 6 embaixadores”, disse.

Leia também: Coworkings: a firma mudou de lugar

Ao pensar no futuro da economia verde do Estado, Daniel avalia que políticas públicas e de educação ambiental precisam ser aplicadas no Amazonas.

“Sem essas ferramentas em alinhamento é muito difícil termos uma mudança. Devemos aproveitar o momento que o meio ambiente é tema de todas as agendas internacionais para aproveitarmos e começarmos a dar passos mais rápidos e longos”.

No Instituto Lixo Zero, Daniel segue um calendário de eventos, e praticamente todos os meses há algum projeto sendo realizado.

O evento mais importante a ser realizado este ano é o “Diálogos pelo Planeta - edição Amazônia”, que vai receber referências do mundo para falar sobre os cases de sucesso lixo zero, além de levar as experiências de sucesso no Amazonas para o restante do mundo.

Para Daniel, a preservação da Amazônia garante o futuro de gerações. Foto: Arquivo Pessoal
Para Daniel, a preservação da Amazônia garante o futuro de gerações. Foto: Arquivo Pessoal

Sobre viver na Amazônia e defender a causa ambiental, Daniel resume como desafiador, e destaca que ainda há muito a se avançar.

“Nascer, crescer e viver na maior floresta tropical do mundo, onde temos a maior biodiversidade do mundo, a maior reserva de água doce do mundo e mesmo assim termos no Amazonas em todos seus municípios lixões a céu aberto é evidenciar que não estamos respeitando isso”.

Uma de suas maiores inspirações é fazer a sua parte enquanto cidadão, e assim, segue inspirando outras pessoas também, incentivando-as a colocar em prática os 5R da sustentabilidade: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar.

E assim, será possível alcançar a métrica lixo zero, que é fazer o desvio de no mínimo de 90% dos resíduos sólidos gerados no dia a dia da população.

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/daniel-santos-475635130

 

Texto: Rebeca Beatriz