Reciclagem é tema da escola de samba Vitória Régia em 2024

12/02/2024 Paulo Rodrigo

Reciclagem também é arte! Em época de Carnaval, 🎉 a criatividade fica estampada no cotidiano dos manauaras pela imaginação das escolas de samba, bloquinhos de carnaval e também manifestações culturais. E nada melhor do que aproveitar este momento para falar de coisa séria de forma descontraída.

Neste ano, a Escola de Samba Vitória Régia, da Praça 14, abordou o tema “Arte, Magia, Samba e Reciclagem: na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma” para falar sobre Manaus de um jeito muito criativo: além de fazer críticas durante a apresentação do enredo, usou produtos reciclados ♻ na composição das fantasias!

"Arte, magia, samba e reciclagem: na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma" é tema da escola de samba | Imagem: Internet

 

E é cada fantasia mais linda que a outra, viu? Todas as roupas têm algum produto reciclado que juntaram durante o ano inteiro. Podemos encontrar cartelas de ovo, copos plásticos, colheres, canudos, garrafas PET e até CDs usados. 💿 Todas decoradas de alguma maneira para fazer do limão uma limonada!

A vice-presidente da Vitória Régia, Vera Fogaça, disse que é de grande importância a abordagem do tema para que a população de Manaus entenda a situação da cidade.

“Abordamos o tema da reciclagem para que as pessoas se conscientizem hoje sobre o que pode acontecer amanhã. Já estamos vendo os rios poluídos e na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma”, disse a vice-presidente.

 

Fantasias feitas com produtos reciclados | Foto: Paulo Rodrigo
Fantasias feitas com produtos reciclados | Foto: Paulo Rodrigo

 

E são várias mãos que criam essas fantasias, com bastante cuidado e muita criatividade, afinal, na hora do desfile as fantasias também valem pontos para a escola de samba.

A carnavalesca Islene Botego, que produz as fantasias para a Vitória Régia, explica que as fantasias são parte de uma história que a escola de samba quer contar.

“Tínhamos muitos igarapés na cidade e, de repente, as manchetes dos jornais 🗞 mostraram que as águas estavam poluídas com lixo. Logo depois surgiram as associações cooperativas e assim começaram um trabalho de reciclagem”, explica.

E você que vai curtir o carnaval, pense na sustentabilidade! Se for para um bloquinho, jogue seu lixo de forma correta e não polua as ruas 🚗 de Manaus. A mudança também ocorre a partir dos nossos atos! 

Texto: Paulo Rodrigo