Frutos e produtos da Amazônia giram a roda da economia em comunidades ribeirinhas
14/03/2024 Paulo Rodrigo
Se fosse preciso definir a Inatú Amazônia em uma palavra, seria “união”. A junção das próprias comunidades ribeirinhas do Amazonas, associações, cooperativas e o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas faz dessa marca coletiva 👥 um exemplo a ser seguido.
A missão da Inatú é levar ao mundo a dedicação e os ensinamentos de comunidades tradicionais amazônicas 🌳 por meio de um portfólio com óleos vegetais e objetos de madeira. E são produtos incríveis que só a Amazônia pode oferecer.
A história do coletivo começa em 2018, antes do surgimento da marca, com o projeto Cidades Florestais que organizou estratégias 📈 de assistência técnica com tecnologia social para as organizações sociais. Em 2019, as comunidades deram início aos processos produtivos com boas práticas e rastreabilidade para seus produtos.
Em 2020, surge como marca 100% amazônica para o mercado, como explica a porta-voz da Inatú, Louise Lauschne.
“A Inatú nasceu da necessidade de facilitar o acesso das produções das comunidades e associações ao mercado. É uma marca guarda-chuva onde os produtores fazem parte das tomadas de decisões e conseguimos a facilidade de fazer os envios”, diz.
Essas comunidades ficam localizadas na região de Lábrea, Silves, Carauari, Apuí e na Reserva de Desenvolvimento Sustentável do Uatumã. Em todas essas comunidades existe uma preocupação fundamental durante todo o processo dos produtos: a segurança 🦺.
LEIA TAMBÉM: Vai um cafézinho aí? Conheça um café especial produzido na Amazônia e entenda o sucesso
A porta-voz explica que os produtos têm certificação FSC, aquela encontrada nas embalagens de lápis da Faber Castell, e que também podemos encontrar nos produtos da Inatu. O FSC é hoje o selo verde mais reconhecido em todo o mundo, com presença em mais de 75 países e em todos os continentes.
“Para ter essa certificação, os ribeirinhos se adequaram com todos os parâmetros e pelo segundo ano consecutivo a marca obtém esse selo”, explica Louise.
A marca alcançou R$2 milhões 💵 em óleos vendidos apenas em 2022. Há ainda os famosos óleos de andiroba, copaíba, buriti, breu e café verde.
No portfólio de objetivos de madeira, é possível encontrar pratos, rolos, cabideiros, cestinhos, expositores, escovinhas e até vassourinhas, todos com um toque de design sofisticado.
E você deve estar se perguntando onde encontrar à venda todos estes produtos. No site oficial da MOMA Natural, estão os óleos essenciais e a loja entrega para todo o Brasil. Já na D.Space, localizada no bairro Vieiralves, é possível encontrar os produtos feitos com madeira.
Texto: Paulo Rodrigo