Hidrogênio Verde: A energia do futuro

12/06/2023 Eduardo Gomes

A Terra precisa respirar🌬️ e se proteger de toda a fumaça🚬 lançada pelos carros e pelas fábricas. Essa poluição diária vem do “quase” insubstituível e famoso combustível fóssil (possui alta quantidade de carbono, ou seja, altamente poluente).

Mas, acredite, há novas maneiras do nosso planetinha se livrar dessa poluição e apostar em uma energia💡 mais limpa e menos letal. 

É o hidrogênio verde! Ele é uma nova alternativa em relação aos outros combustíveis⛽ já existentes e que prejudicam muito a natureza.🌳 

O hidrogênio verde chegou para dar mais fôlego ao meio ambiente, pois é feito a partir da eletrólise (procedimento químico que utiliza energia elétrica para criar outras substâncias químicas não encontradas na natureza).

Mas olha lá: todo esse processo tem que ser feito a partir de fontes renováveis para que o combustível seja considerado totalmente verde. A ideia é que não tenha nenhum impacto ambiental

O professor Rubem Souza, doutor em Planejamento Energético, do Centro de Desenvolvimento Energético Amazônica (CDEAM) da Ufam, explica que o hidrogênio pode ter diversas cores, dependendo da sua origem, mas o verde é especial. 

“No Brasil, o hidrogênio verde é aquele obtido a partir de água🚰 usado no processo de energia produzida por usinas eólicas ou solares. A grande expectativa é que o hidrogênio verde venha substituir os combustíveis fósseis, contribuindo para a descarbonização do planeta (é o processo de redução de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera)”, ressalta.

Leia também: Energia limpa e barata em Manaus por meio de painéis solares

 

[embed]https://giphy.com/gifs/energia-solar-set-tecnologia-sustentavel-9FQb5MK4ddI6NyaN9g[/embed]

 

O hidrogênio, sobretudo o verde, é uma alternativa  viável, segundo o professor, pois é o elemento químico mais abundante em todo o universo e, por ser encontrado com facilidade, pode ser aproveitado de diversas maneiras, principalmente como energia.🛋️ 

“Esse combustível pode ser usado para geração de eletricidade e para mobilidade elétrica em meios de transporte de carga🚛 e passageiros leves🚎 e pesados. Portanto, o potencial de aplicação é enorme”, destaca Rubem.

Texto: Eduardo Gomes