Indústria 4.0 nas empresas🏭: como será o futuro?
20/11/2022 Eduardo Gomes
A indústria 4.0 é a próxima revolução no mercado, impulsionando uma nova realidade nas empresas: a utilização de robôs🤖 e novas tecnologias.
Essa nova forma de industrialização busca informatizar💻 todos os setores das empresas, agilizando💨 os seus processos e sem a necessidade de acompanhamento humano. Ou seja: é o próximo passo para a autonomia de alguns serviços!
Mas, ainda encontramos poucos processos informatizados dentro das empresas e, também, poucos robôs no “chão de fábrica” trabalhando. Isso levará tempo e será necessário preparar o terreno. O momento agora é sentar e planejar. 🧐🗒️
[embed]https://giphy.com/gifs/ifm-electronic-tIlVstTmEhMIN3VwoM[/embed]
O engenheiro de desenvolvimento de negócios Ib Souza, da Siemens, conta como os empresários estão se preparando para essa revolução.
“Muitas companhias têm gradualmente adaptado suas máquinas🎰 e as renovando, mas ainda encontramos muita resistência, especialmente em função de parques instalados muito antigos, logo desatualizados ou fora do padrão e isso dificulta a transparência das informações. A pandemia abriu um alerta para a urgência da digitalização e isso auxiliou as empresas a tentar tornar esse processo mais ágil’, explica.
Leia também: O que é Indústria 4.0 e como ela está presente no cotidiano?
De certa forma, a pandemia da COVID-19 serviu como um alerta para a modernização das indústrias. Aos poucos, os empreendedores foram descobrindo novas ferramentas e tecnologias, e quem já tinha um plano formado, saiu na frente.
É uma transformação digital!🚀✨
Uma das principais características da indústria 4.0 é a digitalização das atividades industriais, surgindo aí uma relação entre o que já existe fisicamente e os novos meios digitais (como a integração à internet, por exemplo). A ideia é deixar a empresa mais competitiva, rápida e produtiva.
“Temos feito um trabalho dentro das indústrias para mostrar os diferenciais que as novas tecnologias trouxeram e as facilidades que vieram com isso. Atualmente, conseguindo trazer as informações do campo para os softwares🖥️ de configuração e gerenciamento. Assim, é possível a criação automática de códigos e simulação do sistema de forma virtual, dentre outros”, descreve Souza.
Chegou para ficar! 🤖👍
Desta forma, quanto maior for a digitalização da sua empresa, melhor! Pois se a inovação for bem trabalhada em todos os setores, mais lucrativa💵🫰 será!
O primeiro passo a ser feito é seguir o que a indústria 4.0 nos apresenta, que são: o desenvolvimento tecnológico, a robótica avançada e a automação.
Na visão de Ib Souza, se essas organizações apostarem em novas tecnologias poderão, por exemplo, otimizar processos de baixa eficiência, avaliar projetos bem antes da implantação e planejar atividades preventivas.
“A riqueza de informações é muito vasta que, em algumas empresas, será possível criar novos modelos de negócio💰 através das avaliações de dados que a tecnologia disponibiliza. O diferencial será o modo como esses empreendimentos analisaram os dados e as integraram em suas produções”, encerra.
Sendo assim, que tal agora começar a investir na implementação de novas tecnologias na sua empresa e partir para a nova era digital da Indústria 4.0? Booora!
Texto: Eduardo Gomes