Amazônia Venture Builder e Grupo FCJ: Parceria vai fazer do Amazonas 'fábrica de startups'

06/11/2023

Quando o assunto é inovar, não basta ter talento, também é preciso buscar os caminhos certos, que nem sempre são fáceis! Esse é um dos desafios das novas startups, que hoje podem contar com apoio das venture builders, organizações que auxiliam na criação e aceleram os resultados dessas startups.

A boa notícia é que um dos principais agentes de fomento ao ecossistema de startups e inovação da região Norte, a Amazônia Venture Builder anunciou sua incorporação ao portfólio de corporate venture builders do Grupo FCJ, a maior rede de venture building  do mundo. As venture builders são conhecidas como 'fábricas de startups'.

Parceria de milhões: O foco é inovação na Amazônia

A Amazônia Venture Builder é o braço de inovação da FCJ na região e opera por meio da oferta do licenciamento do modelo de corporate venture building do grupo mineiro.

 

Leia também: Quem Faz Inovação no Amazonas - Bruno Alencar

 

Em outras palavras, isso quer dizer que a venture builder passa a realizar a “buildagem” de startups, isto é, o desenvolvimento e acompanhamento dessas empresas até que elas ganhem tração e se tornem scale-ups (empresas com produtos prontos, validados pelo mercado e com capacidade de vender em ritmo acelerado).

O CEO da Amazônia Venture Builder, Bruno Alencar, fala das expectativas para esta nova fase.

“Entusiasmados com a integração da Amazônia Venture Builder ao Grupo FCJ. Em pouco mais de 1 ano, alcançamos R$ 18 milhões em valuation (avaliação de mercado). Nossa meta: 50 startups em 5 anos, foco na inovação na Amazônia. Evento online em 7 de novembro para explorar oportunidades”, destaca.
Incentivar o surgimento e o desenvolvimento de novos negócios é essencial, segundo Bruno. Foto: Divulgação
Incentivar o surgimento e o desenvolvimento de novos negócios é essencial, segundo Bruno. Foto: Divulgação

 

Lançada em janeiro deste ano, Amazônia Venture Builder já acompanha cerca de 9 startups, que oferecem soluções para os segmentos de cosméticos naturais, streaming de produções independentes, gestão de resíduos ambientais, serviços automotivos emergenciais, cannabis medicinal e outras soluções.

Ainda, a Amazônia Venture Builder vai manter um relacionamento estreito com as instituições de ensino superior da região Norte por meio do programa Universidade Garagem, que busca promover a inovação e o empreendedorismo nas IES através do modelo de Academic Venture Builder, também licenciado pelo Grupo FCJ.

Essa é uma oportunidade para investimento em projetos promissores da Amazônia. Desde o início do ano, a Amazônia Venture Builder já captou mais de R$ 1 milhão para financiamento das operações e, agora, a venture builder vai buscar novos investimentos para dar tração a essa fase do negócio.

No dia 7 de novembro, a Amazônia Venture Builder realizará um evento online para anunciar a incorporação e as oportunidades de inovação na região amazônica. Inscreva-se através do Sympla.

 

Com informações da Assessoria de Imprensa*