Aromatizantes e detergentes produzidos em aula👩🔬🧑🔬
03/04/2023 Sara Araújo
Os professores 🧑🏫buscam sempre tornar as aulas mais atrativas. Afinal, aluno interessado é aluno com aprendizado. Desta vez, estudantes produziram aromatizantes de ambientes, com diferentes essências e detergentes, durante as aulas práticas de Química. 🧑🔬
A iniciativa, que potencializou📈 o interesse pelo conteúdo e apresentou uma nova forma de empreender aos estudantes, é do Programa Ciência Na Escola (PCE), disponibilizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
O projeto foi coordenado pelo professor de Química, Manoel Jeffreys. Conforme o pesquisador, a ideia surgiu para aproximar o conteúdo teórico📄 da realidade dos estudantes, tornando os conceitos químicos mais fáceis e atrativos.✅️
“Foi grande a contribuição na escola e na comunidade, com o início do projeto. Fizemos a produção de aromatizadores de ambientes e detergentes. Fizemos também ⚗️produtos de limpeza, com o avanço do projeto”, comentou o professor.
Investimento na educação
Os estudantes produziram aromatizadores com diferentes essências, como capim-limão e talco. Todos os materiais para o preparo dos produtos químicos foram utilizados de forma segura, com luvas e😷 máscaras. De acordo com o professor, essa também é uma forma de estimular a permanência de estudantes na escola. 🏠
“Na Educação de Jovens e Adultos (EJA) a desistência é muito grande. Conseguimos através do projeto💪🏻 incentivar estudantes que queriam desistir dos estudos”.
Iniciado em julho e concluído em dezembro de 2022, o projeto, nominado “Produção de aromatizadores com foco🔎 no ensino da Química Orgânica para estudantes da Educação de Jovens e Adultos – EJA”, contou com a participação de duas alunas bolsistas de Iniciação Científica Tecnológica Júnior. 🙇♂️
Leia Também: Inovação nas aulas de química! Alunos estudam elementos para ajudar na saúde mental