Arte e inovação ecológica: alunos criam tintas biodegradáveis

16/10/2023

A habilidade da pintura🎨 tem um ponto a mais com os alunos da Escola Estadual Jorge Karam Neto, localizada no bairro Tancredo Neves, zona leste de Manaus.

Eles conseguiram produzir tintas artesanais biodegradáveis a partir de produtos naturais como o açafrão, pó de café☕ e o fruto urucum. Essas especiarias resultaram na criação das cores amarelo,🟡 marrom🟤 e laranja,🟠 respectivamente. 

O projeto, coordenado pela Professora e Doutora em Química, Rebecca de Castro, com apoio da Fapeam, via Ciência na Escola (PCE), utilizou materiais estudados na química orgânica, 🧪 com objetivo principal diminuir o impacto ambiental de descarte no meio ambiente, além de alertar os estudantes sobre as consequências dos produtos industrializados em comparação aos produtos naturais. 

Leia também: Tintas🎨 ecológicas viram o “xodó” na preservação do meio ambiente

Rebecca também explica a facilidade de produzir as tintas e conta o passo a passo.

“basta misturar água🚰 e cola branca a um ingrediente natural para a produção do produto natural e, com base em uma pesquisa bibliográfica foram testados vários tipos de aglutinantes”. 
A produção das tintas resultou no aumento da consciência ambiental e do empreendedorismo entre os estudantes. Foto: Acervo da Pesquisadora Rebecca Freire de Castro.
A produção das tintas resultou no aumento da consciência ambiental e do empreendedorismo entre os estudantes. Foto: Acervo da Pesquisadora Rebecca Freire de Castro.

 

“O resultado foi a divulgação do método científico com materiais do cotidiano entre os alunos🧑‍🎓 da escola. O projeto foi apresentado em um evento interno. Mas o importante foi mostrar que a ciência pode estar presente em tudo que cerca os alunos. Tudo pode ser estudado dependendo da criatividade e curiosidade do estudante”, ressalta a professora.

 

 

Com informações da Assessoria*