Biologia divertida! Jogos didáticos preparam estudantes para o vestibular, no Amazonas
22/02/2024
Brincar e estudar ao mesmo tempo! Estudantes do Ensino Médio do Amazonas estão aproveitando os jogos didáticos para aprender Biologia de forma divertida e lúdica. 🎴
A iniciativa, que conta com apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), é coordenada pela professora e bióloga Cristiany Silva.
“Temos como objetivo conteúdos que vão constar nos vestibulares 📚 seriados, que são o Sistema de Ingresso Seriado (SIS) e o Processo Seletivo Contínuo (PSC). Os jogos atendem a alunos do 1º ano do Ensino Médio, dentro da Base Nacional Curricular Comum (BNCC)”, explicou a professora.
Os jogos abordam temas como organelas citoplasmáticas, ecologia da Amazônia 🌳 e evolução, e estão disponíveis em diferentes gêneros, como tabuleiro, cartas e RPG. Confira!
O Labirinto Citoplasmático é um jogo de tabuleiro, no qual os jogadores irão percorrer uma trilha, cujos temas abordados são as organelas citoplasmáticas da célula.
Podem participar de dois a quatro jogadores, e a ideia é que o jogo seja aplicado após os conteúdos serem abordados em sala de aula, para que os alunos possam desvendar as pistas presentes nas cartas. Acesse o jogo aqui.
o mesmo seguimento de tabuleiro, a Corrida pela Amazônia visa discutir assuntos relevantes em relação à ecologia da floresta e bioma amazônico 🌳, além disso, traz reflexões e conteúdos sobre desafios da região. Acesse o jogo aqui.
O Big Bang-The Game consiste em um jogo de cartas que tem como objetivo combinar o título do assunto e conteúdo. No total, são 14 cartas que precisam ser desvendadas, a partir da brincadeira do jogo da memória 🤔. Acesse o jogo aqui.
Já o Conto Citoplásmatico, estilo RPG (Role-Playing Game), é um gênero de jogo no qual os jogadores assumem o papel de personagens imaginários, em um mundo fictício 💭, no qual o próprio jogador é o personagem que tenta tirar pontos do oponente, e utiliza as características das cartas que são as próprias organelas celulares. Incrível! Acesse o jogo aqui.
Além de facilitar o aprendizado, os jogos também incentivam a sustentabilidade ♻️. Para a produção, foram utilizados materiais que seriam descartados, como papéis, emborrachados, tampas e caixas de remédios.
E o esforço foi reconhecido, viu? O trabalho foi apresentado, em formato online, no 9º Congresso Nacional de Educação, ocorrido em João Pessoa-PB. A professora Cristiany explica como esse evento teve peso na experiência dos alunos.
“A primeira coisa que acho maravilhosa é a gente conseguir divulgar algo produzido em nossa cidade para o Brasil conhecer. Segundo é a chance que os alunos bolsistas têm de participar de um evento científico”, destacou Cristiany.
*Com informações da assessoria