Biscoitos de frutos amazônicos: uma delícia nutritiva e sustentável!
23/02/2024
Os frutos amazônicos, como buriti, tucumã e pupunha, são conhecidos por seu alto valor nutricional, especialmente em vitamina A e fibras. Agora, esses frutos ganharam uma nova alternativa de consumo: os biscoitos 🍪.
Uma pesquisa apoiada pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), está desenvolvendo biscoitos feitos com esses frutos. A coordenadora do estudo, a pesquisadora do Instituto Federal do Amazonas (Ifam), Lúcia Schuch Boeira, afirma que os biscoitos são ricos em betacaroteno (pró-vitamina A), além de fibras e proteínas. 💪
"Os resultados obtidos até o momento demonstraram que ocorre perda de betacaroteno no processo de fabricação dos biscoitos, porém a quantidade encontrada ainda é elevada, considerado rico em provitaminas A", afirma Lúcia.
A pesquisadora destaca que a produção dos biscoitos é viável em termos de custo 💲 e infraestrutura, podendo ser fabricada 🏭 em pequena, média ou grande escala. Os biscoitos também são estáveis à temperatura 🌡️ ambiente, podendo ser transportados e comercializados sem a necessidade de refrigeração.
"Vejo que seria uma alternativa de emprego e renda no interior do Amazonas, principalmente em municípios onde os frutos são abundantes", diz Lúcia.
Os biscoitos de frutos amazônicos são uma delícia nutritiva e sustentável. Eles podem contribuir para a melhoria da alimentação 🥘 da população, além de gerar renda e fomentar a agroindústria local.
*Com informações da assessoria