Caviar com ingredientes amazônicos e não só de ouvir! 🐟 Startup amazonense inova ao criar iguaria 🌱

25/01/2023 Sara Araújo

Se você anda 🚶️naquele clima da🎶 letra do Zeca Pagodinho, 🥁 apenas ouvindo falar de caviar, chegou a hora de 😋 experimentar. Em Manaus, a Startup Amanayara inovou no ramo alimentício 🥘 e fornece produtos regionais amazônicos diferenciados, além de sustentáveis.

Nela, é possível🔎 encontrar, por exemplo, caviar de um dos🐟 peixes favoritos do caboclo, o Tambaqui. Você aproveitar também um snack🫓 proteico, uma farofa de ovas de Jaraqui, um 🥠 salgadinho de caldo de peixe ou um lombo defumado de Pirarucu. Uma delícia!

A farofa de Jaraqui é sucesso na Startup Amanayara Alimentos. Foto: Reprodução Instagram.
A farofa de Jaraqui é sucesso na Startup Amanayara Alimentos. Foto: Reprodução Instagram.

A ideia 💡 surgiu em um papo💬 muito consciente de amigos a respeito de soluções☝🏽 para os descartes ️ alimentícios que poderiam não só fomentar um 👨💼 bionegócio, mas  também gerar emprego e renda 💰 na Amazônia.🌱 

O Biólogo César Augusto e também 👨💼 Diretor-Executivo da Amanayara, compõe o quadro 💡de empreendedores, com outros três sócios: ao todo, 👨💼👨💼👨💼 três paulistas e um maranhense 👨💼 que moram há mais de 10 anos em Manaus. César explica essa iniciativa.

“Atualmente mais de 70 toneladas de resíduos de🐟 pescado são 🗑descartados, por dia, em Manaus. Neste período (fim de ano) grande parte desse produto é de ova de 🐟peixe. A ideia surgiu em trabalhar agregando 💰 valor a essa matéria-prima, fazendo produtos 🍷nobres”, disse.
Salgadinhos low carb são produzidos na Startup Amanayara. Foto: Reprodução Instagram
Salgadinhos low carb são produzidos na Startup Amanayara. Foto: Reprodução Instagram

Nascida em maio de 2022, a startup está na 👼 incubadora de empresas BioTech da Amazônia (inBioTa), situada na🧑🏫 Universidade Nilton Lins, em Manaus, e aguarda as✔️ certificações que devem sair em novembro de 2023. O empresário garante que embora sejam nobres, todos os públicos são atendidos.👩🏻🦰👩👨🦲👨🦳

“Temos produtos para a classe A B C e D, com diferentes 📈modelos de negócio (atacado e varejo) 🛍e para diferentes 📊públicos-alvo. São mercadorias mais nobres outras nem tanto. Temos também salgadinhos fritos de caldo de 🐟Acará, feitos do espinhaço e da cabeça que geralmente jogam fora e da carne desenvolvemos outros produtos”.
A Startup oferece análogos de caviar de peixe amazônico saborizados que dão beleza e textura ao prato. Foto: Reprodução Instagram.
A Startup oferece análogos de caviar de peixe amazônico saborizados que dão beleza e textura ao prato. Foto: Reprodução Instagram.

Nada de ☝🏽♻️desperdício, muito pode ser 🐟aproveitado. Eles conseguiram💰 investimento, e claro, têm muito a 📈prosperar, abastecer e fortalecer💪🏼 essa commodity que é a Amazônia 🌱com produtos nobres que atendam não só o Amazonas, mas São Paulo, Rio de Janeiro e também o mercado exterior.📊

“Levando a Amanayara levamos também🌱 a Amazônia, gerando emprego para a nossa gente. Temos amazonenses com ascendência 🧒🏽indígena na nossa linha de produção, pois somos uma empresa 👨‍💼voltada a ter 💰renda, mas sempre com💡 responsabilidade social e ambiental ♻️sempre”.

Leia Também: Inovação gastronômica! Panetones com ingredientes amazônicos