Chocolate feito de caroço de tucumã inova culinária regional 🍫😋
06/11/2022 Eduardo Gomes
O sonho de todo chocólatra é saborear um chocolate que não derretesse tão rápido e que possa suportar altas temperaturas, principalmente quando é relacionado ao forte calor amazônico. 🌞🥵
A boa notícia é que esse sonho já é realidade! Trata-se de um chocolate que é extraído do caroço de tucumã, fruta típica amazônica e que está presente em praticamente todas as residências 🏡 manauaras.
Essa inovação faz parte de uma pesquisa🔬 coordenada pelo professor 🧑🏫 Edson Pablo, pesquisador do CBA (Centro de Biotecnologia da Amazônia), atuante em pesquisas sobre biotecnologia alimentar e que está à frente do projeto.
“Por muitos anos estudamos matérias-primas de forma geral, especialmente os amazônicos, tais como o cupuaçu, a bacaba, o tucumã, dentre tantos outros. E vimos, por meio de análises, que muito do que se considera resíduo, como o caroço do tucumã, pode ser utilizado como um subproduto”, explica o pesquisador.
Foi aí que perceberam o potencial do tucumã, já que a amêndoa extraída do seu caroço seria capaz de produzir um chocolate de qualidade, com grande valor nutricional e conservação.
Leia também: É pra inovar? Toma! Pastéis de 1 metro 🔍🥟
O professor também conta que a ideia é comercializar o doce o quanto antes e disponibilizá-lo nos mercados🛒 de Manaus.
“Estamos trabalhando para avançar na disponibilização ao mercado, transferindo a tecnologia para empresas do ramo ou aquelas que estejam interessadas em produtos oriundos de insumos amazônicos. Além de otimizar esta etapa atual da produção, está em andamento a análise sensorial, que é conferir a qualidade desejada ao sabor e demais índices necessários para que o chocolate chegue à sociedade com reconhecida qualidade”👍, ressalta.
Os alimentos derivados das frutas🍒 amazônicas possuem qualidade e sabores específicos, se destacando não só no comércio local, mas nacionalmente, podendo competir por igual com qualquer outro produto. 😊
Texto: Eduardo Gomes