Ei, curumim🧒, coloca essa mochila🎒 direito!

16/01/2023 Eduardo Gomes

Nossos pais👫 sempre tiveram aquela preocupação😟 quando chegava o horário⏰ de ir para a escola🏫. A atenção era redobrada com a postura ou quando usávamos somente uma alça da mochila.

Quando criança, não percebemos que a má postura é capaz de nos prejudicar futuramente. 

Foi pensando nesses problemas, muito comuns nessa fase da vida, que o professor Lucas Fernandes, desenvolveu um protótipo de uma mochila que possibilitasse uma postura adequada aos estudantes e o melhor: utilizando um material 100% sustentável♻️.

Lucas é professor de Educação Física🤾 e Especialista em Biomecânica pela UEA e, com a ajuda dos estudantes do 5º ano da Escola Municipal Benjamin Matias Fernandes, projetaram um protótipo de uma mochila ergonomicamente adaptada. 

A ideia💡 surgiu a partir de uma questão da saúde❤️‍🩹 e sustentabilidade, e em como o grupo poderia criar algo positivo para o ambiente escolar. Então, optaram por criar uma mochila através de um material sustentável e o material escolhido foi o tecido PET, que é feito de garrafas recicláveis

Leia também: Turbinando os estudos! Aplicativos para aprender outro idioma

Antes de colocar a mão na massa, fizeram pesquisas para encontrar algum modelo já existente de mochila nos qual eles pudessem adaptar a ideia. Logo, acharam um modelo desenvolvido em um projeto da UEA, coordenado pelo professor Doutor em Engenharia de Produção/Ergonomia, Jansen Estrázulas.

“Após a escolha do modelo de mochila, construímos um protótipo utilizando o tecido PET como principal componente desse material. Esse tecido é muito empregado no mundo da moda💃 como parte mista de roupas👗👖 e bolsas👜. A ideia foi justamente trazer para o conhecimento de todos que esse material existe” destaca Lucas. 
Protótipo da mochila sustentável feita com tecido PET. Foto: Lucas Fernandes/Arquivo Pessoal
Protótipo da mochila sustentável feita com tecido PET. Foto: Lucas Fernandes/Arquivo Pessoal

Na escola, o professor e os estudantes criaram as medidas📏 da mochila através do programa CorelDraw🖥️, lá também fizeram o grampeamento. As partes mais complexas, como o velcro e o zíper🤐, foram feitas por costura industrial

Por fim, o professor destaca a importância do protótipo da mochila, pois ele e os alunos da escola foram capazes de mostrar que é possível desenvolver produtos com materiais sustentáveis. 

“A sociedade olhou encantada🥰 para esse projeto, uma vez que mostramos a possibilidade de construir diversos produtos através de um material sustentável. O tecido PET pode ser utilizado como componente de diversas utilidades, como mochila, pochetes e roupas, que são aceitos pela sociedade, assim como para a comunidade científica🧑‍🔬”, finaliza Lucas. 

Texto: Eduardo Gomes