Empreendedor cria mingau instantâneo com castanha, banana e farinha de tapioca

21/11/2023 Sara Araújo

Empreender 🧑‍💼pode parecer difícil e grandes ideias surgem, geralmente, de uma problemática. Mas também há aqueles que tiram, literalmente, uma ideia ‘do nada’. Foi assim com o militar e CEO/Idealizador da startup Amazon Porridge (mingau 🥣da Amazônia em português), Vanilson Costa.

Ele desenvolveu um 🥣mingau instantâneo com insumos da Amazônia, parecido com aqueles que você faz em minutos no ⏱️microondas. Participante de projetos realizados pela incubadora instalada na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), na época ele não tinha um produto, mas tinha 💪🏻muita vontade.

“Falei pro pessoal que eu ia dar um jeito de encontrar um produto para entrar no edital. Durante a ida a uma padaria com uma colega, me deparei com um copo de mingau sobre o balcão e ao meu lado uma prateleira com vários Cup Noodles. Nesse momento, deu um estalo na cabeça, e fiquei olhando pros dois, e pensei ‘será?”.
Empreendedor Vanilson Costa com mingau de banana instantâneo. Foto: Arquivo Pessoal Vanilson Costa.
Empreendedor Vanilson Costa com mingau de banana instantâneo. Foto: Arquivo Pessoal Vanilson Costa.

 

Foi o que ele precisou. Vanilson ligou os pontinhos e 💭lembrou dos carrinhos de mingau que nos finais da tarde circulam por Manaus vendendo mingau, lembrou da banana pacovan🍌 que é única na região, e que toda comunidade planta e consome e vende. 

Leia Também: Inovação gastronômica! Panetones com ingredientes amazônicos

“Lembrei também  dos flocos de tapioca que vêm da macaxeira que novamente toda comunidade planta e desenhei um produto que tinha tudo a ver com a bioeconomia. Pensei: e se eu adicionasse a castanha? Pronto, já tinha uma ideia do que poderia fazer, já tinha três cadeias produtivas para colocar dentro de um produto”.

Foi só o tempo de voltar para a incubadora, e 👨‍🍳criar o Mingau de Banana Instantâneo. O homem não contou conversa e começou a escrever o projeto, o pitch do projeto. Ele criou também o @ do instagram e seguiu firme naquele💭 pensamento.

Empreendedor garante que o produto inovador é semelhante ao mingau vendido nas ruas de Manaus. Foto: Arquivo Pessoal Vanilson Costa.
Empreendedor garante que o produto inovador é semelhante ao mingau vendido nas ruas de Manaus. Foto: Arquivo Pessoal Vanilson Costa.

 

E claro,🍌 banana, castanha e farinha de tapioca não tinha como dar errado! Ele contatou a nutricionista; a filha, que é engenheira de alimentos; um amigo👨‍🍳 chefe de cozinha, além de amigos do Inpa. Todos que pudessem ajudar na nova jornada.

“Fui estudar, pesquisar, ler, e a solução começou a aparecer. Consegui validar minha ideia e testar meu produto e ficou excelente! Consegui unir 3 cadeias produtivas com praticidade, sabor e sustentabilidade dentro de um copo. Fizemos um produtos, instantaneamente, nutritivo e saboroso”, lembra com orgulho!

O foco agora é estruturar e 📈ampliar a produção em escala trabalhando no desenvolvimento de novos produtos na mesma linha. A criatividade vem de muitos lugares, mas se você está atrás de uma ideia, basta ter visão de águia como o Vanilson e achar empreendimento até no caminho da 🍞padaria!