Fapeam lança chamada de incentivo às soluções baseadas na natureza para biodiversidade; Inscrições estão abertas

30/10/2023

Oportunidade para pesquisadores! A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) lançou a chamada para “Soluções baseadas na natureza para biodiversidade, bem-estar humano e mudanças transformadoras – BiodivNBS”. 

Fique atento aos prazos, pois a submissão das pré-propostas acontece até o dia 10 de novembro e a primeira análise de elegibilidade acontece no dia 5 de dezembro. O resultado das pré-propostas aprovadas para seguir à segunda etapa de avaliação sairá no dia 9 de fevereiro de 2024.

Cronograma do processo do edital da Fapeam | Imagem: Divulgação
Cronograma do processo do edital da Fapeam | Imagem: Divulgação

 

O edital tem como objetivo apoiar projetos de colaboração transnacional em pesquisa, tecnologia e inovação que tenham por finalidade obter uma melhor compreensão dos pontos críticos, destacando os mecanismos de soluções baseadas na natureza.

Leia também: Sua ideia pode virar negócio

Nesta chamada, serão recebidas propostas que apresentem pesquisa científica em uma das seguintes linhas temáticas, conforme definido no documento da Chamada Transnacional BiodivNBS:

Linha temática 1: Sinergias e trade-offs de soluções baseadas na natureza no contexto do bem-estar humano;

Linha temática 2: Soluções baseadas na natureza para mitigar as causas antropogênicas da perda de biodiversidade;

Linha temática 3: A contribuição das soluções baseadas na natureza para uma mudança transformadora.

Benefícios 

De acordo com o edital, a chamada prevê beneficiar até duas propostas, seguindo a ordem de classificação das propostas recomendadas pelo Comitê Diretor da Chamada Transnacional BiodivNBS, e conforme disponibilidade orçamentária. 

O valor dos recursos solicitados à FAPEAM poderá ser até € 50.000 (cinquenta mil euros) por proposta aprovada, cerca de R$266.000 em conversão direta.

Quem pode se inscrever?

Para se inscrever na chamada, é necessário ser brasileiro ou, quando estrangeiro, possuir visto permanente; ser residente no Amazonas; ter o título de Doutor; estar com cadastro atualizado no ano de submissão da proposta no banco de pesquisadores da FAPEAM (SIGFAPEAM); estar com o currículo Lattes do CNPq atualizado no ano da submissão da proposta; estar cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq.

Além disso, é necessário ter vínculo formal com instituição de pesquisa e/ou ensino superior, centro de pesquisa, públicos ou privados sem fins lucrativos, com sede ou unidade permanente no estado do Amazonas. Os outros parâmetros de inscrição podem ser consultados no edital clicando aqui.

 

*Com informações da Fapeam

Texto: Paulo Rodrigo