Inteligência artificial aliada à 🩺saúde

31/07/2023 Sara Araújo

Imagine um💻 computador que pensa em benefício de pacientes, soluciona e agiliza tratamentos. Isso já é uma realidade! O projeto identificou quatro soluções que podem ser utilizadas no tratamento de pacientes de🧫 Covid -19 e outras doenças. 

Especialista Dalton Chaves avalia positivamente o uso da Inteligência Artificial no Amaoznas. Foto: Érico Xavier/Fapeam.
Especialista Dalton Chaves avalia positivamente o uso da Inteligência Artificial no Amaoznas. Foto: Érico Xavier/Fapeam.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A primeira usa Inteligência aumentada no atendimento ao paciente. Este sistema apresenta a ação mais indicada em⏰️ tempo real ao paciente que está em atendimento e classifica fatores de diagnóstico de acordo com as condições prováveis lista de fatores e📃 exames realizados pelo doente.

Outra tecnologia agrupa perfis de recuperação para determinar o protocolo de tratamento e prever os recursos que serão utilizados. A terceira tecnologia prevê 🚨riscos para gerir pacientes com Covid-19. Basicamente a máquina recebe imagens médicas e avalia o estágio📈 de desenvolvimento da gripe do paciente e mostra recursos para tratá-lo com base nos sintomas e fase da doença.

Projeto ainda em fase de desenvolvimento pode beneficiar milhares de pacientes e unidades de saúde. Foto: Érico Xavier/Fapeam.
Projeto ainda em fase de desenvolvimento pode beneficiar milhares de pacientes e unidades de saúde. Foto: Érico Xavier/Fapeam.

Por fim, a última tecnologia do estudo, corresponde a uma 📊análise que tem como base um sistema de diagnósticos. Ela encaminha o paciente para o profissional de saúde especializado, tudo  a partir de palavras chaves extraídas do prontuário💻 eletrônico do paciente.

O coordenador🧑‍⚕️ da pesquisa e pesquisador da Universidade Federal do Amazonas, Danton Chaves, comemora a novidade que pode ser implementada em unidades 🏥de saúde do Estado.

Leia Também: Inteligência Artificial no combate a doenças

“O uso das tecnologias identificadas melhora o referenciamento de pacientes, encaminhando-os para ações adequadas de tratamento, reduzindo impactos na saúde dos pacientes e beneficia até mesmo a produtividade das unidades de saúde”, disse.

Os robôs🤖 parecem mesmo estar tomando conta! Pelo menos foi assim no estudo intitulado "Soluções para uso de Inteligência Artificial e tecnologias digitais para referenciamento de pacientes" foi desenvolvido no âmbito do Programa CT&I Nas Emergências De🏥 Saúde Pública No Amazonas.

 

Com informações da Assessoria de Imprensa*