Jornalistas amazonenses lançam livro multimídia sobre cobertura econômica na imprensa
17/07/2024
livro O que é jornalismo econômico?, escrito pelas jornalistas Cristiane Barbosa, Eduarda Ono e Nicolle Brito, acaba de ser lançado com uma proposta inovadora.
Publicado pela Editora da Universidade Federal do Amazonas (EDUA), o livro está disponível tanto em formato físico quanto digital, podendo ser adquirido no site da Amazon. Além disso, os interessados podem acessar a obra como audiolivro na plataforma Spotify, parte da “Coletânea Jornalismo Especializado”. Como está também em e-book, há vídeos agregados ao mesmo.
A obra visa introduzir os leitores ao universo do jornalismo financeiro, abordando sua origem, características e linguagem, além de oferecer uma visão abrangente das principais pautas no Amazonas e no Brasil.
Cristiane Barbosa, doutora em Ciências da Informação e docente na Faculdade de Informação e Comunicação da Ufam (FIC/Ufam), destaca a importância da obra. “Como editora e repórter de Economia por muitos anos, sempre percebi a necessidade de materiais introdutórios sobre o jornalismo econômico, especialmente com foco na Amazônia. Esta obra é crucial para aproximar ainda mais o público do jornalismo especializado", afirma Cristiane, ressaltando o apoio vital do editor e diretor da Edua, Sérgio Freire.
Eduarda Suily comenta sobre o impacto da obra no mercado. "Queremos desmistificar o jornalismo econômico, que muitas vezes é visto como complexo devido aos dados e números. Com este trabalho, estudantes de comunicação e interessados poderão compreender melhor a especialidade e sua relevância no cenário atual", afirma a coautora.
*Jornalismo e Economia, na Prática*
Para discutir a cobertura econômica na prática, o livro inclui uma entrevista exclusiva com Rodrigo Araújo, jornalista especializado em economia e atual editor da Templários Portugal. Nicolle Brito, coautora, explica que a entrevista visa criar uma conexão mais íntima entre o leitor e o especialista, utilizando uma linguagem simples e exemplos práticos.
O lançamento oficial da obra está previsto para ocorrer na FIC/Ufam , ainda agora em julho, reunindo a comunidade acadêmica e interessados.