Litro de 💡 Luz: criatividade, cano PVC e garrafas PET para iluminar o futuro

16/10/2022

Eletricidade ​🔌​ através de canos PVC e garrafas PET!!! 🙀 A ideia já é uma realidade e tem transformado a vida de milhares de pessoas ao redor do mundo, inclusive no Amazonas.

O propósito é levar energia limpa e de baixo custo 💡​​ a quem não tem, por meio da organização de impacto social e sem fins lucrativos, Litro de Luz

Poste Solar ☀️​ - nos lugares em que não há energia elétrica, ⚡​ placas de energia solar e lâmpadas são instaladas em postes de PVC. A energia solar que é captada pelo painel faz com que uma lâmpada de LED instalada dentro de uma garrafa funcione. 

Leia também: Amazonense mostra o que pode ser feito com reciclagem de garrafas pet

Diversas comunidades ribeirinhas são beneficiadas com luz pelo projeto, sem fins lucrativos. Foto: Divulgação Litro de Luz
Diversas comunidades ribeirinhas são beneficiadas com luz pelo projeto, sem fins lucrativos. Foto: Divulgação Litro de Luz

O sistema funciona à noite 🌃​🕛​ e é desligado automaticamente pela manhã. Os moradores desses locais também aprendem a realizar a manutenção e a mexer no sistema, 🔧​⚙️​ conforme explicou o presidente da Litro de Luz Brasil, Rodrigo Eidy.

“Capacitamos os moradores para a instalação, replicação e manutenção da tecnologia. As tecnologias são feitas de materiais simples como cano PVC e garrafa PET e são a base de energia solar”, afirma Rodrigo.

Lampião Solar - Com pouco mais de 20 peças, ele é facilmente montável e pode ser feito por qualquer pessoa,  🆒​😎​ pois o manual de instrução é composto somente de figuras, sem texto. O lampião é feito de cano de PVC, Garrafa PET, bateria, lâmpadas de LED e alguns circuitos elétricos.

Lampião Solar - Litro de Luz. Foto: Divulgação/Litro de Luz
Lampião Solar - Litro de Luz. Foto: Divulgação/Litro de Luz

Depois de montado, ele recebe a placa de energia solar, que faz a função de carregar a bateria, ​🔋​💡 enquanto a lâmpada de LED se mantém apagada. É usado dentro das casas. 🏘️​

“Entre os pontos positivos há a melhora na respiração, por substituir o candeeiro pelo lampião. Crianças podem estudar até mais tarde e professores preparar aulas até mais tarde. Há possibilidade de socialização durante a noite, e mais segurança”, finalizou o presidente.  

https://www.youtube.com/watch?v=2PbDn5d3V9c

 

Linha do Tempo

Desde o início das atividades como organização, em 2014, mais de 20 mil brasileiros foram impactados com o projeto. No Amazonas, 🗺️​​ 19 comunidades já contam com os serviços, entre elas, Carauari e comunidades que beiram o Rio Negro. 

A forma sustentável é uma grande aliada à população justamente por estar ali, pertinho da pessoa. E o fato de muitas pessoas não terem acesso à energia elétrica mostra a importância em levar esse conhecimento adiante e iluminar o futuro 🌟​ dessas pessoas.

 

Texto: Cath Senna