Mais inclusão digital em escolas do Norte!
13/03/2024 Sara Araújo
Um trabalho que conecta 🏫escolas com pouco ou nenhum acesso à digitalização, beneficiou instituições do norte do Brasil com a promoção da inclusão 🤳digital dos estudantes.
São aproximadamente💰 R$ 654 milhões que devem garantir a realização das tarefas incluídas nas fases 2 e 3 do Grupo de Acompanhamento do 💵Custeio a Projetos de Conectividade de Escolas (Gape) que é vinculado À Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Essa dinheirama será aplicada em escolas públicas que serão atendidas com 💻banda larga até o final de 2025 e início de 2026, sendo a maioria em áreas onde não há conectividade alguma, uma demanda de uso de🛰 satélite na cobertura.
Conforme informou o Vice-Presidente da Associação Brasileira de 📡Internet (Abranet), Jesaías Arruda, a maior parte do dinheiro a ser destinado para as fases 2 e 3 dos projetos será destinado para a 🏘região Norte.
Leia Também: Prometeu nada e entregou tudo: Starlink em escolas no interior do Amazonas
“Sabemos que mais de 90% desse recurso irá atender a região Norte. O desafio é grande, mas a expectativa é tirar mais de 90% dos municípios do Amazonas do escuro quanto à conectividade, o que se soma aos esforços que também já estão sendo feitos, no caso da região Norte, via Programa Norte Conectado e até com apoio da Starlink”, destacou.
Nem sempre é fácil a conexão! Mas dá pra🙌🏼 comemorar, já que o Amazonas ficou em segundo lugar entre os Estados com maior número de escolas ✔️beneficiadas. Conforme a Anatel, no Norte, são estabelecimentos no Acre (626 escolas), Amazonas (1.724), Amapá (74), Pará (2.246), Roraima (225).
Critérios
Há todo um aparato! Serão escolhidas as escolas🏘 que mais necessitam do apoio do Estado, concordando com a política em gestão, tudo desenvolvido em parceria pelo Ministério das 📣Comunicações e pelo Ministério da Educação.
É… a necessidade da região pede! Em um Estado onde a🛣 logística não favorece, a inclusão digital é mais do que necessária para o aprendizado da🚸 curuminzada!