Manicoré, no Amazonas, é oficialmente uma ‘Cidade Empreendedora’
13/12/2023
Empreendedorismo para o interior do Amazonas! Manicoré é o primeiro município do estado a aderir ao ‘Cidade Empreendedora 2024’. O programa tem o objetivo de promover o empreendedorismo e a desburocratização na gestão municipal, gerando emprego, renda e oportunidades para a região.
O próximo passo é realizar um mapeamento de demandas para apontar as soluções necessárias para a execução do Cidade Empreendedora em 2024.
O município possui 6,7 mil pequenos negócios, sendo mais de 4 mil produtores rurais, ocupando assim o 11º ranking de pequenos negócios no Amazonas, de acordo com DataSebrae. O programa pretende atuar com os potenciais empreendedores e os agentes da administração municipal, melhorando o ambiente de negócios no município.
Em janeiro de 2024, o Sebrae/AM fará uma oficina com o secretariado municipal para criar um plano de ação focado para as especificidades de Manicoré. O termo de adesão ao programa foi assinado pelo prefeito Lúcio Flávio do Rosário em 20 de novembro.
Cidade Empreendedora
Exerce pontos estratégicos estruturados em 10 eixos de atuação: gestão municipal, lideranças locais, desburocratização, sala do empreendedor, compras governamentais, empreendedorismo na escola, inclusão produtiva, marketing territorial e setores econômicos, cooperativismo e crédito e inovação e sustentabilidade.
O gerente de Empreendedorismo no Interior do SEBRAE, José Antonio Cardoso Fonseca explica que o programa integra diversas soluções.
“O Cidade Empreendedora inclui desde a gestão municipal até os pequenos negócios, estimulando a economia local. Já podemos estimar um sucesso na execução do programa em 11 municípios neste ano, agora, com Manicoré sendo o primeiro a assinar o termo de adesão para 2024, reforça ainda mais o êxito do programa”.
Paulo Rodrigo
* Com informações da assessoria