Meninas no comando! Irmãs criam sistema de alerta contra enchentes

08/02/2023

As irmãs Letícia Mota Flores (11 anos) e Laura Mota Flores (9 anos) são a prova que tamanho não é documento, 👧 e mais: que lugar de mulher, ou melhor, lugar de menina, também é na inovação e na tecnologia!

Pensando em ajudar pessoas que moram em áreas de risco em Manaus e em poder evitar tragédias e danos materiais, elas criaram, juntas, um "Sistema de Alerta contra Enchentes”. 📲

O invento fez parte do projeto do final do curso e foi apresentado na “Mostra Tecnológica” da escola de robótica Manaós Tech.

Elas concluíram o curso de robótica 🤖 recentemente e, explicam como foi a elaboração do projeto que contou também com a criação de uma maquete representando uma vila de moradores batizada com o nome de “Vila Manaós Tech”.

“Foi muito legal fazer o projeto porque ele pode ajudar bastante na segurança das pessoas que moram próximo a essas áreas que alagam no período de chuvas”, conta Laura.
O sistema de alertas é resultado da Mostra Tecnológica que participaram na escola. Foto: Divulgação Manaos Tech
O sistema de alertas é resultado da Mostra Tecnológica que participaram na escola. Foto: Divulgação Manaós Tech

As ferramentas utilizadas 🔧 pelas pequenas inventoras e sua equipe foram: arduino (placa de prototipagem eletrônica de código aberto), um protoboard (placa de ensaio), leds, cabos, resistor, buzina, sensor de nível da água, blocos de Lego e maquete.

“Um sensor fica instalado em um determinado lugar na margem do rio ou igarapé e, quando a água começa a subir e alcança esse sensor, ele manda a mensagem para a placa de arduino que acende a luz e dispara uma sirene instalada na casa de um morador. Esse alerta indica que a água está subindo rápido e as pessoas podem sair em segurança daquele local”, explica Letícia.

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Impacto social

Ao lado do professor, as irmãs falam sobre o aspecto social do projeto e da importância do uso da tecnologia para essas questões. Foto: Divulgação Manaos Tech
Ao lado do professor, as irmãs falam sobre o aspecto social do projeto e da importância do uso da tecnologia para essas questões. Foto: Divulgação Manaós Tech

O professor do curso de robótica da Manaós Tech, Elilson Leal de Araújo, que é formado em Sistemas de Informação, explica que o plano pedagógico da escola de educação tecnológica, é voltado para aliar as atividades curriculares aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), sempre pensando em oferecer soluções tecnológicas 👩‍💻  para algum problema da sociedade e de impacto social.

“Esse projeto foi realmente pensado para solucionar uma questão social que é a problemática dos alagamentos nos espaços urbanos de Manaus. Ensinamos nas aulas que a robótica é um curso que pode ajudar, de alguma forma, a solucionar alguns problemas da sociedade, utilizando a tecnologia,”, ressalta o professor.

Na avaliação da professora universitária Amanda Mota Flores, mãe de Letícia e Laura, a experiência que as filhas vivenciaram nas aulas de robótica “fará muita diferença na vida adulta das meninas”.

 

“Ali, na Mostra Tecnológica, elas vivenciaram, na infância delas, uma experiência da gestão de um projeto com um foco num resultado muito claro que foi a apresentação desse projeto”, resume a mãe orgulhosa das filhas inventoras.

 

Mais mulheres e meninas na Ciência

 

No dia 11 de fevereiro é celebrado o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência. 💻 🔍 A data foi criada e aprovada pela Assembleia das Nações Unidas em 22 de dezembro de 2015. A iniciativa é liderada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), com o objetivo de promover o acesso integral e igualitário da participação de mulheres e meninas na ciência.

Para o diretor da escola Manaós Tech, Glauco Aguiar, inserir cada vez mais as meninas no contexto da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) é uma das missões da instituição de ensino.

“Aqui na escola, temos a consciência de que um mundo muito mais justo e igualitário, deve ser construído com o acesso real das mulheres e meninas na ciência. Elas têm participação fundamental na história da inovação ao longo do tempo, com as grandes e importantes descobertas”.

Com informações da Assessoria de Imprensa*