Papel como obra de arte também é inovação e economia criativa

05/03/2024 Sara Araújo

A arte🎨 é infinita em sua interpretação e forma de realizar e pode curar feridas profundas. Aqui em Manaus, foi por meio dela que o artista visual Wendel Silva, enfrentou 💪🏻e venceu problemas difíceis.

“Eu precisava de uma terapia ocupacional e encontrei através de um colega que me ensinou e convidou para uma parceria em uma exposição. Passou o tempo e comecei a fazer cursos, montamos uma loja em um shopping e passamos a vender cursos”.

A técnica de artesanato em questão é denominada📜 Papercraft. usa o papel ou cartão como o principal meio artístico para a criação de objetos bidimensionais ou tridimensionais. O papel e o 💳cartão se prestam a uma ampla gama de técnicas e podem ser dobrados, curvados, dobrados, cortados, colados, moldados, costurados ou em camadas.

Peça do Mário Bros exibida em um shopping de Manaus. Foto: Reprodução Instagram/ paperartesoficial.
Peça do Mário Bros exibida em um shopping de Manaus. Foto: Reprodução Instagram/ paperartesoficial.

 

O artista também passou a trabalhar por 📦encomenda, quando surgiram propostas para participar de exposições fora de Manaus. Foram feitos vários🐈 animais, um safari.

Leia Também: Economia verde: uma economia mais consciente e sustentável

Quando voltou a Manaus ele estava decidido, desfez a sociedade pois sempre preferiu🖼 exposições e trabalhos por encomenda, então criou a própria marca, a Paper Art’s, onde também usa técnicas de Lowpoly, uma malha poligonal em computação gráfica 3D que possui uma quantidade de polígonos relativamente pequena.

Animais em exibição em um Shopping de São Paulo. Foto: Reprodução Instagram/ paperartesoficial.
Animais em exibição em um Shopping de São Paulo. Foto: Reprodução Instagram/ paperartesoficial.

 

Atualmente, Wendel modela qualquer tipo de personagem, animes, animais, universo geek, etc. Mas, não para por aí. A sustentabilidade♻️ é um ponto forte no trabalho de Wendel, que firmou parcerias para também ajudar o meio ambiente. 

“O papel já é um material sustentável, mas as sobras não jogo no lixo, há uma forma ideal. Firmei uma parceria com um drive-thru que faz o descarte dos retalhos de papel que vão para a reciclagem”.
Cervo de papel em parede. Foto: Reprodução Instagram/ paperartesoficial.
Cervo de papel em parede. Foto: Reprodução Instagram/ paperartesoficial.

 

Tamanho não é documento. Os preços das esculturas variam pois depende muito do tamanho, dificuldade e tipo de escultura. Os 💰valores ficam entre R$ 80,00 e R$ 400,00. Algumas peças possuem 30 cm  podem ter o mesmo valor💵 de uma de 2m, por exemplo.

Lembrete: as peças não são brinquedo. O material é entregue envernizado e com proteção 🥽contra humildade e iluminação. O material também é feito com um papel resistente e como se trata de uma peça 🖼decorativa, a dica é não ficar pegando toda hora. Eles podem durar bastante caso haja cuidado.