Peixete! 🐟 Acessório criado no Amazonas é o novo queridinho para arrasar no look
05/12/2022 Sara Araújo
A pochete, acessório indispensável a quem aprecia um look ️💁🏻 mais confortável e prático nos passeios, ganhou um toque mais amazônida, que virou tendência de moda no restante do país também: a peixete. 🐟
O acessório é nada mais, nada menos que uma pochete em formato de peixes da Amazônia, popularizada 💡no Brasil após viralizar na web 🤳este ano.
Mas este 👝utensílio não se chamava assim no início e nem foi 👀 visto com bons olhos pela empreendedora Luzimeire Cavalcante, criadora do novo item de moda. O esposo🤵, designer🧑💼 sócio dela na Arte Nativa da Amazônia, Francisco Oliveira, foi quem deu a💡 ideia e ajudou no desenvolvimento 🪄 do projeto.
“No começo eram apenas👛 bolsinhas e eu não achava que teria aceitação dos🙅🏻♂️🙅 clientes. O protótipo que fizemos com a estampa de 🐟Jaraqui não ficou bom, 🗑então joguei fora. Minha mãe encontrou 🔎e finalizou com uma costura🪡🧵 na mão e levou para o município de Autazes, onde ela mora”.🏠
Lá, a bolsa👛 que era apenas um “projeto piloto” fez o maior🎉🎊 sucesso. Sempre que a mãe de Luzimeire ia às 🪙compras, as pessoas perguntavam 💬e pediam pelo 💁🏻♀️modelo. Isso motivou a empreendedora a uma nova tentativa de 🪡🧵criação e surgiram as principais 👝peças: Jaraqui, Piranha, Tucunaré e Pacu.
“As clientes faziam as 🛍encomendas e sugeriam 💭 modelos. Adaptei a bolsa🐟 e vi que daria certo fazer em formato de pochete, devido a🧬✂️ anatomia do peixe. Um turista 👱foi quem viu aquele formato e chamou de peixete. Desde então surgiram almofadas, 🎒mochilas,🔑 chaveiros e criamos a coleção Peixes da Amazônia”, lembra a empreendedora.
E se você pensou 💭que os peixes💁🏻♀️ são escolhidos aleatoriamente pelos clientes, se enganou. Luzimeire explica que são 🤵🙋♂️🙋♀️vários perfis em busca do👝 acessório. Uma disputa curiosa pra garantir o produto e compartilhar com os🤳 amigos, seja por brincadeira ou por amor aos peixes🐟 regionais.
“O Tucunaré 🐟geralmente é escolhido por amantes da 🛶pesca esportiva. Os amazonenses gostam muito do Jaraqui e a piranha é muito escolhida pelo público🏳️🌈 LGBTQIA+, como uma brincadeira. O tambaqui também tem seu🎊 destaque por ser uma😋 delícia”.
O Jornalista e Radialista Klauson Dutra conta que muitas pessoas ficam verdadeiramente encantadas e curiosas acerca das peixete. Ele é fã de carteirinha da bolsa regional que tanto representa o Amazonas.
"É muito engraçado porque as pessoas não têm o hábito de usar uma bolsa com tema regional. A primeira reação é sempre perguntar onde eu comprei e depois acabam elogiando. Teve o caso de uma amiga de Minas Gerais que queria levar para dar de presente eu dei a ela uma. As pessoas sempre perguntam qual é o peixe estampado na bolsa, é divertido".
A bolsa em formato de peixe já foi premiada por✅️ inovação e 🎨criatividade, o que rendeu 💰lucro aos criadores. Foi em 2022 que a empresa popularizou as 🛍vendas das peixetes, que já são fabricadas✂️🪡 há quatro anos. Os compartilhamentos 🤳dos clientes e posts brincando com💡 a ideia viralizaram na💻 internet e intensificaram📈 o consumo do produto dos peixes mais queridinhos da Amazônia.🌱
“Hoje as peixetes são📤 enviadas por correios para outros Estados da Região Norte, além dos Estados do Rio de Janeiro e São Paulo, onde temos 📈tido muita saída. No on-line 💻elas podem ser encontradas no🤳 instagram da nossa loja, Mercado Livre e Magazine Luiza”.
Mas se você é do tipo👀 curioso e quer se ver no espelho🪞 para tentar um look 👕🧥diferente, também é possível encontrar🔎 em lojas 🏠 presenciais. Corre🏃 para a feira da Av. Eduardo Ribeiro que acontece aos domingos, ou no 🛍 Shopping do Artesanato, localizado na Av. Djalma Batista entre o Amazonas Shopping e o Plaza Shopping.
Leia também: Pimenta não é refresco , é oportunidade de negócio
Texto: Sara Araújo, com colaboração de Rebeca Beatriz