Primeiro centro de inovação da região Norte é anunciado pela FPFtech!
24/04/2024
O investimento 💰 em tecnologia e inovação no Norte do Brasil não para! O HAWK Innovation Center, primeiro centro de inovação 💡 da região, foi anunciado pela FPFtech!
O novo espaço tem investimento da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e ficará localizado no Distrito Industrial, nas instalações da FPFtech e será implantado ainda este ano.
O CEO da FPFtech, Luís Braga, conta que uma das missões do HAWK será promover inovação em soluções de TIC para melhorar a conectividade 🛜, infraestrutura digital e acesso à informação na região.
“Quando pensamos em ter esse tipo de ambiente na região Norte, a gente está pensando também em um local onde os empreendedores possam começar novos negócios, um local que consiga abrigar startups voltadas para a Amazônia, e que gere mais empregos”, analisa.
Outro pilar da atuação do HAWK será a exploração de oportunidades na economia baseada em recursos naturais da Amazônia 🌳, como biotecnologia, produtos farmacêuticos, alimentos sustentáveis e outros serviços relacionados à biodiversidade, incluindo alternativas inovadoras que impulsionam a produtividade e a sustentabilidade na agricultura.
Um centro em movimento
Além de identificar oportunidades, o HAWK Innovation Center está se estruturando para ser um espaço dinâmico onde a inovação 💡 prospera. Será um ponto de encontro, onde as pessoas se reúnem para fazer negócios 🤝, criar oportunidades e colaborar mutuamente, como explica o coordenador da incubadora tecnológica da FPFtech, a WIT, Rafael Teodósio.
“Nosso Centro fornecerá instalações de ponta e recursos compartilhados, incluindo laboratórios, espaços de trabalho colaborativos 🧑💼, tecnologia de prototipagem e acesso a uma rede de mentores e especialistas. Queremos conectar o HAWK com hubs tecnológicos internacionais 🌎, instituições acadêmicas de renome e empresas inovadoras em todo o mundo”, explica.
Para Waldenir Vieira, superintendente adjunto de planejamento e desenvolvimento tecnológico da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), esse tipo de iniciativa pode ajudar a desenvolver 🆙 a nossa região.
"A FPFtech está aqui há mais de 25 anos e o que temos visto é um trabalho árduo e sério na área de inovação. A criação desse centro de inovação é muito produtiva, porque junta todos os atores no mesmo local, a academia, empreendedores, criando novos negócios", afirma.
*Com informações da assessoria