Profissões do Futuro - Advogado 4.0

05/12/2023 Sara Araújo

Mudanças 🔄tecnológicas estão por toda a parte e impactam o mercado de trabalho há anos, incluindo o 👩‍⚖️ Direito. E essas inovações no mundo jurídico acertaram em cheio a forma como o advogado atua.

Daí surgiu uma nova classe de profissional 👨‍⚖️ jurídico: o advogado 4.0. Bem parecido com o conceito de indústria 4.0, esse profissional agora vê a tecnologia como uma ferramenta aliada e deve dominar ferramentas digitais. 

Na prática, um advogado 4.0 pode automatizar🦾 tarefas que antes eram feitas manualmente; conectar-se com outros advogados e com clientes por meio da internet; analisar dados para tomar melhores decisões, diminuir custos e definir estratégias processuais; utilizar mecanismos para resolver conflitos 🤳on-line, entre outras questões.

Com tecnologia, o advogado pode voltar a elaborar boas teses, atender prontamente seus clientes, atuando de forma consultiva e estratégica. Foto: Reprodução Internet.
Com tecnologia, o advogado pode voltar a elaborar boas teses, atender prontamente seus clientes, atuando de forma consultiva e estratégica. Foto: Reprodução Internet.

 

O Advogado Aldo Evangelista explica que estas se tornaram ☝🏽exigências quase que obrigatórias à profissão. Quem deseja ingressar, precisa estar🤖 ciente das mudanças.

“Precisamos estar 🧑‍💻conectados a esta realidade. Não temos mais a opção de negar ou não querer as tecnologias digitais,  por mais que não goste ou tenha dificuldade. Faz parte do nosso dia a dia e assim será nos próximos 🖥anos”, orienta o especialista.

Leia Também: Quer migrar para a área de Tecnologia? Então confira essas dicas! 

Novas formas de advogar

A tecnologia abriu espaço para a advocacia🏠 home office; advogado freelancer; correspondente jurídico e a celebração de parcerias jurídicas. Não quer trabalhar em casa e quer manter o escritório? sem briga!  Os escritórios de advocacia podem expandir as áreas de atuação sem ter que contratar novos advogados👩‍💼 para todas as áreas.

Aldo Evangelista, Presidente da Comissão de Direito Digital, Startups e Inovação da OAB-AM. Foto: Arquivo Pessoal.
Aldo Evangelista, Presidente da Comissão de Direito Digital, Startups e Inovação da OAB-AM. Foto: Arquivo Pessoal.

 

Aldo afirma que o conceito vai além da 💫tecnologia. Escritórios que pretendem se manter de pé precisam de uma cultura organizacional bem definida e ♻️sustentável; equipe dinâmica e atualizada e uma definição clara e viável dos processos internos.

“Você precisa se preocupar com 🌱sustentabilidade, meio ambiente, ISG, diversidade, social. É você também cuidar de si e das pessoas ao seu redor. Parece muita coisa e é 💪🏻desafiador, mas a gente consegue”.

Na internet, profissionais da área podem se atualizar e se tornar advogados 4.0 por meio de cursos de ensino à 🧑‍🏫distância. Aplique as técnicas, as tecnologias e os recursos expostos e veja uma melhora📈 pra lá de rápida no seu trabalho como Advogado 4.0.