Projeto Tupã: turismo de Manaus na palma da sua mão

17/01/2024 Paulo Rodrigo

Imagina ter um aplicativo que oferece várias possibilidades de turismo em Manaus na palma da sua mão? 📲 Esse é um dos propósitos do projeto Tupã que está desenvolvendo um aplicativo voltado para o fomento do turismo na capital amazonense.

De acordo com o Projeto Tupã, muitos residentes de Manaus ainda apresentam dificuldades para localizar pontos turísticos 📍 na cidade. A ideia foi trazer para mais perto essas informações em forma de aplicativo, e assim surgiu a ferramenta. 

Amazonas recebe turistas do mundo todo pelos seus atrativos naturais | Foto: Oliveira Júnior/Manauscult
Amazonas recebe turistas do mundo todo pelos seus atrativos naturais | Foto: Oliveira Júnior/Manauscult

 

Esse problema ficou mais visível quando analisaram os turistas estrangeiros que buscam experiências imersivas na cidade de Manaus, pois há diferença de linguagem e dialeto, além de ficarem presos aos pacotes de viagens feitos pelas agências.

Da escola para a Campus Party Amazônia

Formada pelos alunos do ensino médio da Fundação Matias Machline, a equipe do projeto Tupã é composta pela Vitória Maria, analista do projeto; Vitor Gabriel, programador; e Riquelme Tadashi, designer; além dos professores Gabriel Duarte e Gabriel Araújo, que auxiliam no projeto.

A equipe conta que a ideia 💡 do aplicativo começou a partir de um trabalho de escola e, recentemente, apresentaram o Tupã na maior feira de tecnologia do país, a Campus Party Amazônia.

“Tudo começou na sala de aula, quando tivemos que apresentar uma ideia como trabalho de conclusão de curso. Pensamos em alavancar as rotas de Manaus através do turismo e assim surgiu o aplicativo”, conta Vitoria, analista.

 

Equipe apresentando o Tupã na Campus Party Amazônia em outubro de 2023 | Foto: Acervo pessoal
Equipe apresentando o Tupã na Campus Party Amazônia em outubro de 2023 | Foto: Acervo pessoal

 

Em outubro deste ano, o Tupã apresentou o aplicativo em funcionamento durante exposição na Campus Party Amazônia. 

A experiência da CPAmazônia foi uma coisa inovadora para a gente. Fez com que entendêssemos mais sobre a parte financeira 💰 do aplicativo, que era um ponto que não sabíamos. Recebemos duas propostas para auxílio e lançamento do aplicativo, e estamos certos de que vai agregar muito", explica a analista.

Além disso, o aplicativo ficou em 2° lugar na categoria de Fontes Renováveis e Cidades Inteligentes na Feira de Tecnologias da região Norte da Fundação Matias Machline

 

Projeto Tupã é premiado na Fundação Matias Machline | Foto: Acervo pessoal
Projeto Tupã é premiado na Fundação Matias Machline | Foto: Acervo pessoal

 

O aplicativo

O aplicativo é bastante informativo no que diz respeito ao turismo na cidade. Disponível em três idiomas - inglês, português e espanhol -, logo de cara é possível enxergar que o app está disposto a levar informação dos lugares aos turistas que visitam Manaus.

Página inicial e categorias do aplicativo | Imagem: Acervo pessoal
Página inicial e categorias do aplicativo | Imagem: Acervo pessoal

 

O Tupã também é dividido por categorias. Podemos encontrar restaurantes culturais, serviços públicos, pontos culturais e até aldeias indígenas, todas com informações na palma da mão. 

“Além das categorias, temos o Quiz do Tupã para alavancar o conhecimento sobre a região. Fizemos tanto para divertir as pessoas que usam o aplicativo como para que elas também conheçam o que tem na cidade”, explica a equipe.

 

Quiz do Tupã | Foto: Acervo pessoal
Quiz do Tupã | Foto: Acervo pessoal

 

Segundo a equipe do projeto, o aplicativo oficial será lançado no começo de 2024, pois ainda está em desenvolvimento. Além disso, estão buscando parceiros para agregar de forma financeira. Já estamos no aguardo para fazer um review completo sobre o Tupã!