Quem faz Inovação no Amazonas - Durval Braga Neto
08/06/2023
Um emprego em um parque de diversões pode sim despertar ideias e transformar uma carreira. Na inovação é possível. Durval Braga Neto conta que sua experiência como guia na Disney World, no início de sua jornada, lhe deu o start de observar a experiência do cliente, e assim, crescer como empreendedor e consultor na inovação.
Economista por formação, ele presta consultoria para empresas da indústria e do varejo. A vida profissional também se divide entre Negócios, Marketing, estudos, Finanças e Gestão.
"A inovação surge nesse cenário pois sempre fui apaixonado por criatividade. O sonho era Publicidade, mas escolhi Economia pois achei que teria uma visão mais ampla de negócios como um todo", lembra.
Atualmente, Durval dirige a Iniciativa Parque de Ideias, focada em psicologia positiva e bem-estar no ambiente de trabalho, desenvolvimento humano, criatividade e inovação. Ele trabalha de forma híbrida e quando não está ministrando cursos ou palestras, também atua como professor universitário nas mais diversas áreas de atuação em cursos de pós-graduação on-line.
"A inovação sempre foi do meu interesse. Gosto de trabalhar produtos e serviços de forma inteligente, mesmo antes da faculdade. Sempre estudei o pensamento humano e procuro usar a capacidade criativa nos negócios e nas pessoas".
Para Braga Neto, Manaus é um campo grande e aberto para trabalhar esta área. Segundo ele, são muitas iniciativas, institutos de pesquisa em uma cidade com capacidade para desenvolver qualquer frente da inovação. E claro, muitos desafios.
"Estou sempre em busca de entender os movimentos do mercado e como responder às necessidades do consumidor de maneira inovadora. Criamos a primeira Escola de Inglês para Negócios, que compatibiliza a aquisição do idioma com a habilidade na área de negócios. Foi muito bem sucedido", comemora.
Ele também contabiliza nas conquistas o Parque de Ideias, consultoria criativa que inspira e alavanca negócios, criada em meados de 2015. Com isso, conseguiu clientes importantes da indústria como Harley-Davidson Motor Company, Samsung, Honda, e também no grande varejo.
“O Amazonas tem grande chance de se destacar na economia criativa. Tenho conhecido diversas startups e posso dizer com firmeza que muito em breve seremos um Polo de Exportação de Inovação, seja na indústria com as iniciativas 4.0, seja nas startups ligadas à educação, saúde, etc. Vejo um futuro promissor neste sentido".
Capacidade e inovação em repensar os negócios de tempos em tempos e proporcionar soluções diferentes às soluções tradicionalmente usadas, para ele, são a chave.