Quem Faz Inovação no Amazonas - Joana Ramos
14/12/2023 Paulo Rodrigo
“Minha maior conquista nesses anos está representada nas 357 premiações adquiridas através dos meus alunos”, é o que diz Joana Ramos, 28 anos, professora 👩🏫 e coordenadora da Robô Ciência.
Inovação e educação andam de mãos dadas quando o assunto é tecnologia! Isso porque a pesquisa é fundamental para o desenvolvimento de produtos e pessoas e a professora Joana conhece muito bem essa fórmula.
A coordenadora conta que trabalhar com educação básica, seja em qualquer área, é desafiador. “Lidar com crianças e adolescentes não é uma tarefa fácil, ainda mais numa geração que cada dia mais está ligada no 220”.
Mas o esforço também gera grandes recompensas, pois as premiações 🏆 citadas acima crescem cada vez mais! Neste ano, a professora teve duas premiações através do Ensino Médio do Colégio Dom Bosco, onde ganhou o prêmio de Projeto Mais Inovador e Melhor Pitch, no ASAD 2023. Ah, e os alunos também ganharam medalhas nas Olímpiadas Brasileiras de Robótica.
Com grandes desafios, vem também grandes responsabilidades. Segundo a professora Joana, um dos maiores desafios da carreira como educadora, e que também virou um objetivo, é trabalhar com alunos com transtorno do espectro autista.
“Neste ano, tivemos um projeto aprovado na Mostra Nacional de Robótica, ao qual implementaram atividades para este público”, diz Joana. A professora complementa que é um grande sonho que este trabalho seja publicado e que outros professores tenham acesso ao material.
Leia também: O que é robótica?
Na área de robótica, Joana destaca que o Amazonas tem dificuldade em contratar profissionais para ensinar em escolas 🧑🏫. "Estamos migrando outros profissionais para a área através da formação de professores de física, matemática e até mesmo pedagogia", explica.
Em outubro deste ano, Joana palestrou na Campus Party para falar sobre robótica na educação e destacou a importância dessa nova disciplina dentro da grade curricular, as mudanças na nossa sociedade e a necessidade de trazer novos profissionais para a área tecnológica.
A professora também destacou a importância do papel do professor em acompanhar tendências tecnológicas para facilitar o aprendizado.
˜Nossos alunos são nativos digitais e nossa obrigação como educador é acompanhar tais mudanças, implementar tecnologias dentro da escola de maneira correta e preparar esses alunos para as novas profissões do futuro˜, explica.
Pelo visto, deu para perceber que a Joana é ativa na luta pela educação e é uma pauta extremamente importante nos dias atuais. E são ideias que beneficiam alunos e também professores.
"Nosso trabalho como professores é inspirar nossos alunos da educação básica, ensino médio e alunos de graduação para que, no futuro, esses frutos sejam colhidos."
Texto: Paulo Rodrigo