Quem faz Inovação no Amazonas – Murilo Monteiro
17/02/2023 Sara Araújo
Os desafios movem e geram💪🏻 conquistas. É assim com Murilo Monteiro, 41, diretor executivo da Associação Polo Digital de Manaus. Ele está no cargo desde 2019, quando aceitou o desafio de participar da APDM e trazer resultados na💡 inovação.
O objetivo era garantir representatividade, unidade, crescimento e desenvolvimento ao ecossistema de inovação, e hoje conquistou esta 👥️interlocução junto aos atores que compõem este cenário.
“Foi eu primeiro contato na área. A expectativa era superar 📈a primeira edição, que contou com 10 mil pessoas e foi considerada um sucesso. Na época, não conhecia nada deste universo de💡 inovação, mas foi uma grande oportunidade de conhecer todos de uma vez só, em um trabalho de🗓 6 meses”, lembra Murilo.
Formado em🧑🎓 Administração, ele é pós-graduado em Marketing na Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). O manauara possui uma intensa rotina de trabalho que exige foco e estratégia.📊
“Conversamos 🫂com indústrias, institutos, startups, hubs, fundos de investimento, coworkings, parques tecnológicos e, principalmente, com o poder público municipal, estadual e federal. Os desafios são📊 inúmeros para uma associação muito nova”.
“Quando participei da gestão da Feira do Polo Digital de Manaus fiquei impressionado com as possibilidades e de como é um mercado em franca 📈expansão de forma sustentável. A inovação é desafiadora em qualquer lugar do mundo. O avanço tecnológico 💫está crescendo rapidamente e todos os dias são lançadas novidades. Acompanhar este processo requer muita 💪🏻dedicação”, explica.
De lá para cá, muito já foi alcançado. O administrador destaca a ExpoAmazônia Bio&TIC 2022, 👩💻evento no qual atuou, de grande relevância para o Estado e conta que superou todas as expectativas 📈tanto da organização, quanto dos participantes e visitantes.
“Conseguimos realizar um evento que se propunha a debater📊 e alavancar os polos de Bioeconomia e de Tecnologia da Informação e 🗣Comunicação como dois vetores viáveis, sustentáveis e complementares à matriz econômica da região, baseada na Zona Franca de Manaus”.👩
Leia também: História e tecnologia inovam estande da Associação do Polo Digital de Manaus
Na ocasião, foi apresentado para a sociedade local, nacional e de vários outros países, como o ecossistema local é fortalecido e preparado para atender às demandas que são latentes no mercado atual. Uma troca de🧑🎓 conhecimento que propiciou um ambiente de negócios muito positivo para investidores e que ampliou a visibilidade do que é feito regionalmente, além de integrar👥️ ainda mais aos demais ecossistemas do país.
“Isso faz com que o Amazonas tenha sua importância✔️ reconhecida como um ambiente favorável a qualquer tipo de atividade, especialmente as que envolvem alta tecnologia e 🧫bioeconomia”, ressalta Murilo.
Quanto ao futuro da💡 inovação no Estado, Murilo destaca o trabalho desenvolvido em diversas mãos que inclui também a APDM e permitirá que o Amazonas seja um polo de desenvolvimento de 📊inovação, como já vem sendo reconhecido.
“Isto se deve pelos investimentos aqui realizados tanto em capacitação🧑🏫 quanto em desenvolvimento de tecnologia. Estamos📈 evoluindo, mas o grande desafio é capacitar e formar mais profissionais, pois um ecossistema de inovação é composto por profissionais altamente capacitados e isso leva tempo e requer 💰investimento”, alerta.
Todo ser humano é movido pela busca de realizar seus 🏃objetivos e sonhos. Na vida pessoal, pode ser a compra de um carro, a busca de uma transição de carreira, constituir 👨👩👦👦família. Para o especialista, os projetos que tem administrado na Associação, são sua maior motivação.💪🏻
“Em especial na inovação, em que os desafios são constantes. A visão da APDM é tornar este ambiente um dos principais vetores 💰econômicos do estado até 2025. Isso é desafiador e me motiva”.📈