Queridinhos! Produtos feitos de materiais recicláveis conquistam público na internet

17/10/2022

A internet 📶​📱​ tá aí pro que der e vier.  Até mesmo na hora de gerar engajamento em uma causa (como reduzir o acúmulo de lixo 🗑️​🏤​ nas grandes cidades), e ainda de quebra garantir um dinheirinho com isso.

Exemplo disso é a empreendedora Ingrid Cândido. Ela criou a lojinha de produtos ecológicos ECOSTURA. ​🧵​

Ingrid contou que tudo começou com aquele incômodo com o lixo gerado por ela mesma, como plástico, principalmente os saquinhos de supermercado. ​🛍️​

Foi a partir disso que ela teve a ideia de produzir as ecobags (bolsas sustentáveis), primeiro só pra ela. 👝​👜​ E depois, para uma amiga que se interessou. Até que as ecobags viraram um verdadeiro sucesso. Todos querem!

“Uma colega viu e dei uma de presente a ela. A partir daí surgiu a ideia de fazer ecobags para venda, e conforme o tempo foi passando também senti necessidade de oferecer outros produtos ecológicos”.

Para se ter uma ideia, a produção de lixo tem aumentado nos últimos tempos. ​🗑️​🚮​ No Brasil, são geradas 80 milhões de toneladas, e desse total, só 4% são recicladas. ♻️​

Em Manaus a taxa de reciclagem é ainda menor, 2,2% conforme a Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp).

 

A delicadeza do artesanato chama a atenção do público. Foto: Divulgação/Redes Sociais
A delicadeza do artesanato chama a atenção do público. Foto: Divulgação/Redes Sociais

 

Economia Consciente

O trabalho de costura, pintura 🎨​ e divulgação da lojinha Ecostura é feito pela própria Ingrid, que apesar de ter várias pessoas consumindo seus produtos, ela diz que gostaria que mais pessoas adotassem o estilo de vida sustentável. 🌏​

"Eu vejo que esse nicho ainda é pequeno, poucas pessoas estão engajadas em adquirir produtos mais sustentáveis, mas devagar chegaremos lá”.

Leia também: Cultura Maker dá vida a personagens utilizando emborrachado industrial e EVA

Pra quê usar produtos ecológicos?

O aumento da procura pela loja ocorre quando alguma pessoa realiza a compra e posta nas redes sociais ou recomenda a algum amigo, alcançando outras pessoas, o que a empreendedora considera muito bom.

“É importante mostrar que existem outros tipos de alternativas que causam menos impacto e assim as pessoas vão tomando consciência de um consumo mais sustentável, normalmente consumimos muitos produtos danosos, então a ideia é substituir coisas simples do dia a dia, como o plástico, que é um dos maiores poluentes”, finalizou.

Escovas de bambu e bucha vegetal também estão entre os itens feitos por ela e disponíveis para a venda. E é assim, que Ingrid faz a diferença em meio ao cotidiano.

Texto: Cath Senna