Reciprolab: economia criativa e inovação no Centro de Manaus

16/05/2024 Paulo Rodrigo

Imagina reunir várias marcas locais, com intuito de desenvolver e integrar a economia criativa, em um só lugar? Esse é um dos objetivos da Reciprolab, espaço colaborativo localizado na famosa rua Barroso, no Centro de Manaus!

A ideia da Reicprolab é reunir e fortalecer, em um espaço físico, produtos da cultura regional, sustentabilidade e economia criativa com intuito de visibilizar a venda dos itens inteiramente amazônicos. O proprietário Igor Rodrigues explica que, apesar de ser uma loja, as vendas têm um significado importante.

“Somos bastante beneficiados por ter marcas que realmente se importam em colaborar para que cresçamos como um coletivo. Então, não é só uma venda que gerou lucro, é uma venda com propósito”, afirma Igor.

As marcas parceiras da Reciprolab se beneficiam de diversos serviços, como atendimento físico e digital, auxílio no marketing digital, oportunidades em eventos externos e apoio na gestão do negócio. A loja também oferece um ambiente acolhedor e convidativo, onde os clientes podem conhecer as marcas e seus produtos, além de participar de eventos e workshops.

Loja atende vários segmentos em um só espaço. | Foto: Paulo Rodrigo

A Amazônia como fonte de renda

É possível encontrar, na Reciprolab, produtos com a história, cultura e arquitetura do Norte. Acessórios indígenas e de pedras naturais, vestuário sustentável, sabores da Amazônia, turismo de aventura, cultura afro e até perfumes fazem parte do catálogo da loja.

Produtos com toque amazônicos podem ser encontrados na loja. | Foto: Paulo Rodrigo

Com a chegada da temporada bovina, época que antecede o Festival Folclórico de Parintins, as marcas começam a expor itens personalizados para os dois bois do festival: Caprichoso e Garantido. O proprietário explica que a loja fica movimentada com a chegada da temporada.

“Conseguimos trabalhar com muita força esse apelo à identidade cultural do Boi-bumbá. Mais de 80% dos produtos das marcas trabalham com a pegada do Festival, seja vestuário, acessórios, boné, todos feitos de forma extremamente criativa”, explica.

Acessórios em alusão ao Festival de Parintins | Foto: Paulo Rodrigo

A economia criativa do espaço se estende quase que integralmente à cultura local. São várias peças com identidades indígena, negra e folclórica, com frases do cotidiano nortistas, traços regionais e pontos turísticos da região amazônica.

A Reciprolab funciona de quarta a domingo, de 14h às 20h, na rua Barroso, n° 279, no térreo do Casarão de Ideias, Centro de Manaus. É possível também entrar em contato com a loja pelo WhatsApp e Instagram, no usuário @reciprolab. Vamos apoiar ideias criativas da Amazônia!

Texto: Paulo Rodrigo