Sabonete antimicrobiano à base de pimenta-de-macaco é feito por estudantes, em Manaus

29/05/2024

A ciência está gerando resultados nas escolas públicas do Amazonas! 🔬 Os alunos do 2° ano do Ensino Médio da Escola Estadual Maria da Luz Calderaro produziram sabonetes 🧼ecológicos com potencial antimicrobiano para deter microrganismos presentes no ambiente escolar!

O produto foi feito a partir do extrato da planta medicinal piper aduncum, também conhecida como “pimenta-de-macaco”. O projeto foi apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam) com a coordenação do professor de Biologia e Química, Leandro Pereira França. 

Para o professor, a pesquisa gerou grandes resultados 📊 para a educação.

“Diante desse resultado positivo, elaboramos por meio do nosso projeto, um sabonete ecológico (caseiro) à base dos extratos dessa planta, com a finalidade de ser distribuído aos funcionários da escola para realizarem a assepsia das mãos antes de preparar a merenda escolar”, comemora o professor.

Alunos fazem estudo de campo durante projeto | Foto: Fapeam

Doutor em Biotecnologia, Leandro destaca que para elaboração dos sabonetes o projeto foi distribuído em diferentes etapas, desde a preparação dos bolsistas com leituras 📖 e discussão sobre os temas abordados até a realização dos ensaios antimicrobianos no laboratório de química da Ufam.

Os sabonetes foram produzidos no laboratório de ciência da escola. Como resultado, o trabalho apontou que os extratos hidroalcoólicos (álcool e água) e aquoso (água) da pimenta-de-macaco apresentam atividade antimicrobiana, ou seja, eliminação de microrganismo 🦠 após 24h de exposição, presente no ambiente escolar. Vitória para a ciência! 🧪

*Com informações da assessoria