Starlink 🛰desvendando a ‘internet de Elon Musk’

03/10/2022 Sara Araújo

Dificuldade de internet sempre foi uma pedra no sapato👞 do Amazônida. Se você acha que na capital a conexão🚫 não é boa, talvez não imagine que muitas áreas nem sequer possuem qualquer sinal para interação e ficam apenas com a comunicação verbal 🗣 como interação. O projeto Starlink poderá mudar esse cenário.

O empresário Americano Elon Musk é dono dessa tecnologia que promete fornecer serviços de internet🤳 de alta velocidade a lugares remotos como a Amazônia. Essa conexão é possível graças a diversos satélites🛰 colocados em órbita terrestre baixa que permitem mais rapidez.

Glauco Aguiar é especialista em telecomunicações formado pelo Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e conta que o projeto está em desenvolvimento📈 e poderá ligar a Amazônia ao mundo.🌍

“O foco é levar acesso com qualidade.👍 Vamos ter um gateway (espécie de fio condutor) em São Gabriel da Cachoeira e outro aqui em Manaus. Quando esses gateways estiverem ativos,✅️ esse serviço vai começar a ser vendido e poderá servir a comunidade,👫 mas ainda só foram feitos testes”.

 

Infográfico explica como vai funcionar o sinal da startlink. Foto: BBC
Infográfico explica como vai funcionar o sinal da startlink. Foto: BBC

Parece tudo lindo, mas claro, com um preço.💰  A ‘dona Maria’ não deve ser a consumidora inicial desse serviço que pode chegar a quase R$ 3mil apenas de aparelhagem.

“Os clientes deverão pagar um valor mensal e receberão um kit com antena e roteador para usar fazer a conexão”.🔊

Leia também: O que é Indústria 4.0 e como ela está presente no cotidiano​?

Glauco explica ainda que o serviço é razoavelmente barato,🤌🏻 levando em consideração os locais alcançados.⛰️

“Em pequenos municípios, ao invés de a dona Maria comprar diretamente da Starlink, esse serviço deve ser comprado por empresários🧑‍💼 que devem fazer a distribuição”.

As regras dessa distribuição devem ser definidas pela Agência nacional de Telecomunicações (Anatel). O especialista destaca a importância de estrutura👷 básica para que os municípios implementem o serviço com qualidade. ✅️

“Muitas comunidades não possuem nem energia elétrica💡 ou saneamento básico. Com esse avanço na estrutura,🛠 serviços simples poderão ser realizados, e facilidades devem chegar a essas pessoas que sempre estiveram na dificuldade”.

Imagina só as mudanças que tamanha tecnologia 💎 poderá proporcionar. Chega de subir na árvore 🌳para tentar um sinal básico para enviar uma foto, não é mesmo?! Facilidade é o que o Amazônida e todo o mundo precisa!🙆🏻

 

Texto: Sara Araújo