Transformação digital: ensino superior com com nova cara em Manaus

24/09/2022

É unindo transformação digital, inovação e novidades na tecnologia 🖲️​⌨️​💻​ que algumas faculdades em Manaus têm se destacado, diante da nova realidade do mercado. 

Essas instituições vêm trazendo possibilidades para seus alunos usufruírem do estudo ​🔍​📚​📱​ com um toque tecnológico.

E não é à toa que com a visão de ser referência na formação de líderes e empreendedores no Amazonas, a Faculdade Santa Teresa tenha se tornado adepta e uma das pioneiras dessa metodologia inovadora. 💡​

Com mais de 30 anos dedicados  ao ensino de cursos jurídicos, a juíza de carreira 👩‍⚖️​ e coordenadora do curso de Direito da FST, doutora Lúcia Viana destacou a necessidade de preparar os alunos para uma nova realidade.

“Temos este propósito, onde nossa missão institucional é de reformatar o sistema tradicional. Fazemos isso dispondo de disciplinas diferenciadas tecnologicamente no contexto da inovação. Dentro disso, destacamos, especificamente, a disciplina Direito Digital​​”, declara a coordenadora.

Leia também: Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação na Amazônia 🔎​

Com a pandemia da Covid-19, houve a necessidade de inovação nas faculdades que ainda não haviam se adaptado, e quanto à instituição Santa Teresa, foi preciso acelerar ​ os processos tecnológicos que já estavam no “caderninho​” 📝​🗒️​ só esperando o momento para serem postos em prática, em especial, cursos que são voltados a área de inovação.

“Não podemos mais ficar apenas nas aulas expositivas e discursivas. Hoje, os alunos já aderem aos laboratórios​ e estudam temas da atualidade, exigindo muito dos professores”, explica Lúcia Viana”.

 

Outra instituição que deve ser destacada é a Fametro. Seus projetos pedagógicos visam atender o aluno e às necessidades do mercado, ​🤓​ para que esse aluno aprenda além da teoria

A Fametro possui cursos que exigem essa inovação e um ensino digital​, em especial os cursos de graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Gestão da Tecnologia da Informação, que trabalham diretamente a inserção dessas novas tecnologias na rotina dos alunos, com aulas voltadas à inovação tecnológica aplicada às particularidades desses cursos.

 

Além de oferecer uma opção tecnológica, é necessário pensar nas particularidades de cada aluno​, conforme afirma o diretor de Expansão e EAD do Grupo Fametro, Mestre em Engenharia de Produção pela UFAM, Iyad Amado.

 

“O acesso à internet​ no interior do Amazonas ainda é um problema, então para minimizar as dificuldades disponibilizamos nossos e-books também em formato impresso e isso facilita muito a vida do aluno no interior, ele pode também baixar as videoaulas e adiantar o que verá nos exercícios e provas. Esta estratégia, dada as particularidades da região norte, é inovadora”, comenta Iyad.